quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Trazendo para vocês mais um resultado da pesquisa mensal de mercado nacional de mangás. Este mês demorou um pouco mais para recolher os resultados, afinal, foram 47 títulos que estavam nas bancas no mês de outubro! Confira agora os mais queridos dos leitores!
Sempre é bom lembrar que o resultado desta pesquisa é o resultado de uma ajuda entre vários sites e blogs com o blog AnimePortfólio (veja os sites participantes e como participar da pesquisa aqui).

A tabela que é divulgada aqui mensalmente, está liberada para ser postada em qualquer site participante do projeto. Lógico, somente não esquecendo de dar os devidos créditos. Como diz o Marcelo Rezende, dá trabalho pra fazer!

Dados da Pesquisa
- A pesquisa foi feita entre 16 de outubro a 17 de novembro de 2014, em 10 sites e blogs (Anime PortifólioAnimeCoteEcchi Must DieOtaku InsideOnly good animesMangatomNaty in WonderlandNetoinBlog do Gusta e Leitura Oriental). Os dados enviados a planilha após esta data, não serão contabilizados por nossa equipe.
- Foram recolhidas informações de 196 internautas. Sendo que 161 informaram ser do sexo Masculino, e 35 informaram ser do sexo Feminino.
- Dos internautas, 9,6% deles tinham entre 10 a 15 anos60,2% tinham entre 16 a 24 anos22,4% tinham entre 25 a 30 anos, e 7,6% tinham mais de 30 anos
- Com intenção de proteger a venda dos menos populares, os mangás que ficaram nos últimos lugares (do 26º ao 30º) não terão suas porcentagens divulgadas pelo Leitura Oriental.
6 dos 196 internautas  não escolheram nenhum mangá na pesquisa. 

Os mangás mais desejados para comprar
(10/2014)
Votos
(%)
Yu Yu Hakusho #1 (JBC)
51,5%
Berserk #2 (Panini)
51,0%
Viland Saga #5 (Panini)
42,8%
20th Century Boys #13 (Panini)
36,2%
One Piece #33 (Panini)
34,6%
Rurouni Kenshin #23 (JBC)
34,6%
Magi – O Labirinto da Magia #4 (JBC)
33,6%
One Piece #52 (Panini)
31,6%
Tom Sawyer #1 (Volume Único) (JBC)
30,6%
Lúcifer e o Martelo #5 (JBC)
28,5%
10º
Monster #15 (Panini)
28,0%
11º
Love Hina #11 (JBC)
25,0%
12º
Dragon Ball #30 (Panini)
23,4%
13º
Blue Exorcist #13 (JBC)
22,9%
14º
Usagi Drop #2 (NewPOP)
20,9%
Sailor Moon #7 (JBC)
20,9%
15º
Hideout #1 (Volume Único) (Panini)
20,4%
Kuroko no Basket #4 (Panini)
20,4%
16º
BTOOOM! #9 (JBC)
19,3%
17º
Defense Devil #3 (Panini)
17,8%
18º
O Livro Secreto dos Guerreiros (Panini)
15,8%
Tutor Hitman Reborn #14 (Panini)
15,8%
19º
Bleach #61 (Panini)
15,3%
20º
Naruto #68 (Panini)
14,7%
After School of the Earth #1 (JBC)
14,7%
21º
Azumanga Daioh #2 (NewPOP)
13,7%
Sword Art Online - Aincrad #1 (Panini)
13,7%
Blood Lad #11 (Panini)
13,7%
Pokemon Black & White #2 (Panini)
13,7%
22º
Doubt #2 (JBC)
12,7%
23º
Black Butler #14 (Panini)
11,7%
CDZ – Next Dimension #9 (JBC)
11,7%
Fairy Tail #45 (JBC)
11,7%
24º
Meninas Perfeitas #1 (Vol. Único) (Astral Comics)
10,7%
Loveless #2 (NewPOP)
10,7%
Air Gear #25 (Panini)
10,7%
25º
Dawn - Tsumetai Te #1 (Nova Sampa)
10,2%
O Maestro #3 (Panini)
10,2%
Toriko #10 (Panini)
10,2%
Nura – A Ascensão do Clã das Sombras #25 (JBC)
10,2%
26º
Outros 7 títulos do mês de outubro
Entre 8,6 á 1,5%


"Yu Yu Hakusho fica em primeiro lugar na pesquisa por apenas 0,5% contra Berserk"
Se compararmos com os resultados dos meses anteriores, percebe-se o ligeiro avanço que a Editora JBC teve frente aos títulos de peso da Panini. Yu Yu Hakushô, o carro-chefe da empresa no último mês, praticamente empatado com o incomparável Berserk. Curioso é que são dois relançamentos, criando uma grande dúvida em minha cabeça que não é nada auspicioso para o mercado brasileiro: Títulos já lançados no país trazendo mais vendas que obras inéditas e bem pedidas, como Sailor Moon? E olha que nas melhores colocações temos mais exemplos disso. One Piece 33, e Rurouni Kenshin, dois relançamentos, empatados em Quinto Lugar. Monster em décimo, Love Hina décimo primeiro, e colado, Dragon Ball em décimo segundo. Medo dos fãs se aventurarem em novas obras, ou confirmação que o mercado de mangás no Brasil pode estar começando a ficar saturado?

Viland Saga e 20th Century, sempre com ótimas posições me anima demais, preciso escrever isso novamente. São duas obras primas desconhecidas antes de seu anúncio por aqui pela grande massa, que conquistou os 4 cantos do universo de leitores de HQ/Mangá. Ambos em terceiro e quarto lugar, respectivamente.

"A tempos que um Shoujo não era tão bem aceito, como Tom Sawyer foi"
E se O Cão que guarda as estrelas, atingiu o 6º lugar no mês passadoTom Sawyer, com suas singelas 384 páginas em bancas, mereceu o 8º lugar. Segundo relatado no Naty In Wonderland (parceiro do projeto), o mangá realmente vale a compra. Vale lembrar também que Tom Sawyer é o mangá Shoujo mais bem colocado na pesquisa desde julho.

Por falar em Shoujo, a Nova Sampa conseguiu se encaixar na 25ª posição com Dawn. Não achei uma posição ruim, já que na pesquisa, Toriko e a última edição de Nura, que repercutiu muito nas últimas semanas, estão empatados com ele. Acho que falta um título de peso para devolver a glória para a editora que um dia estourava em vendas com a revista Herói. Que tal Sampa, não estaria na hora de trazer de volta os próximos volumes de Gurren Lagann, ou a primeira edição de Vagabond?



============
Resultado da Pergunta Extra: 
Você acompanha algum mangá pela internet que é publicado no Brasil?
Acompanho e também compro a versão brasileira do mangá: (51,0%)
Não acompanho nenhum mangá pela internet: (20,9%)
Acompanho, mas sempre paro quando o mangá é lançado no Brasil e passo apenas a acompanhar a versão brasileira: (12,2%)
Acompanho, mas não compro a versão brasileira do mangá: (11,7%)
============

E mais uma vez venho pedir para participarem da pesquisa sobre o Mercado Nacional de Mangás, agora baseado neste mês de Outubro. Quanto mais pessoas responderem, maior será a vericidade dos resultados.

Ajude-nos a entender o mercado nacional de mangás

Obrigado a todos! Até breve!



Renato Urameshi Renato Urameshi 
Escreve sobre anime e mangá desde os tempos de clube por cartas. Leitor nostálgico da Animax e derivadas, gosta de discutir assuntos polêmicos e de fundo jornalistico | Google +

4 comentários:

  1. Finalmente né :)

    Já era de se esperar q Yu Yu conseguisse o 1º lugar. como vocês mesmo disseram em um outro texto, primeiros volumes vendem mais que os próximos. Agora me ficou o cruel impasse, se a 1ª edição de Berserk tivesse lançado no mesmo mês que Yu Yu Hakusho, quem seria decretado com mais vendas???????? Tenso pensar assim né :#

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode levar em consideração Glésio, que os primeiros volumes vendem mais que os posteriores, mas mesmo assim eu como um bom fã de Yu Yu me recuso a dar devidas afirmações ^^

      Abraço, obrigado!

      Excluir
  2. Olá!!

    Daqui a pouco vou usar seus dados (com os devidos créditos) num post lá ok? Olha, sobre o medo que você expôs, talvez não seja por acompanhar obras desconhecidas, mas acho que isso se deve ao custo elevado que o leitor terá se acompanhar outra série (eu mesma estou acompanhando diversas e estou pretendendo cortar relações com algumas)....

    Yu Yu Hakushô provou ser sucesso mesmo. Em duas demandas, o mangá vendeu bem.

    Bom, obrigada mais uma vez por ceder os dados.

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Natália estou cortando algumas coleções das minhas compras mensais por este motivo. Muitos títulos que nem tento comprar todos de uma vez!

      Sinta-se a vontade para usar os dados, obrigado pelo comentário!

      Excluir

Deixe seu comentário sobre a leitura acima! Críticas educadas serão bem vindas!

Que bom que você veio! Obrigado pela visita!
Textos Originais. Leitura Inteligente.
Leitura Oriental (2014) Fan-site sem fins lucrativos.
Que cria conteúdo para fãs, ou apenas reproduz oque está na internet mundial. Links de sites de terceiro não são considerados reproduções nossas, e são de inteira responsabilidade do site que o link acessa.

Links Externos