segunda-feira, 9 de junho de 2014

Kaneda e Tetsuo sempre foram amigos, mas diferente do que todos pensam, Tetsuo sempre foi subestimado e ficava para trás, já que Kaneda tinha a voz soberana sobre a gangue e privilégios, até agora... 
Review | Akira
Seinen / Ficção Cientifica - Ação - Futurista

          Sobre o Movie          
Akira (アキラ)  / Produção: 1988 / Tokyo Movie Shinsha
Direção: Katsuhiro Otomo
Longa de Animação com 124 minutos (2 horas e 4 minutos) 

          Sobre o Mangá          
Akira (アキラ) / Publicação: 1982 até 1990
Autor / Mangaka: Katsuhiro Otomo / Editora: Kodansha
6 Volumes em Tankōbon (6 capítulos)

          Sobre a História          
Tetsuo Shima
Estamos num futuro incontrolável. Após a terceira guerra mundial, em 2019 Tóquio não existe mais, e foi rebatizada de Neo-Tóquio. Várias famílias estão sem casas próprias e o comércio de drogas está descontrolado e cada vez mais intenso. Muitos bandidos estão nas ruas e garotos abandonam as escolas para se aventurarem como delinquentes. Então que encontramos uma gangue de garotos liderada por um dos protagonistas, Kaneda. Junto com seu amigo de infância Tetsuo Shima, Kaneda lidera uma gangue de motoqueiros que gostam de tirar rachas pela rua da Neo-Tóquio. Numa dessas noites, após sairem de um bar, o grupo bate de frente com uma outra gangue mascarada, e resolvem disputar uma briga com as motos. Mesmo o grupo se dispersando pela chegada da polícia, Tetsuo continua a perseguição aos motoqueiros e acaba tendo um acidente quando encontra uma estranha criança no meio da rua, com o rosto envelhecido. Helicópteros cercam o local e capturam a criança, levando também Tetsuo que estava ferido no local, e prendendo a gangue de Kaneda.

Kaneda
A partir daí Tetsuo passará por uma experiencia que tentará estudar e recriar os poderes paranormais da criança Akira. A organização responsável chama a missão de "O Projeto Akira". Há alguns anos atrás, foram desenvolvidos metódos que aceleravam as partículas de uma pessoa e as deixava capaz de ter poderes telecinéticos e controles da mente. Uma dessas cobaias foi o garoto Akira, que acabou se tornando um super-humano com capacidade de destruir até mesmo a terra inteira. Os cientistas reparam que o DNA de Tetsuo é bem parecido com o de Akira, e resolvem intensificar os poderes nele, tentando fazer com que ele se torne um tipo de "Akira controlável". A experiencia da errado e agora Tetsuo está livre, espalhando sua fúria pessoal sobre todos que estão a sua volta.

Tetsu Vs. Kaneda
Um dos pontos de revolta que Tetsuo tem internamente é o fato de sempre ter sido uma sombra de seu amigo Kaneda. Kaneda sempre teve as melhores motos, sempre teve os melhores privilégios dentro da gangue, e sempre foi oque ditava as ordens. O senso de ser sempre pequeno e ter que depender de Kaneda, faz com que Tetsuo desenvolva os poderes adormecidos contra todos que estão a seu caminho, e toda a Neo-Tóquio que nunca o respeitou.

Gangue de Kaneda
Várias pessoas que rejeitam o atual governo de Neo-Tóquio, e protestantes de rua, acreditam que Akira possa trazer paz e um dia ele possa salvar todos da impunidade. Quando Tetsuo dispersa seus poderes em público, alguns o seguem, dizendo que ele seria o próprio Akira. Uma revolução estará prestes a acontecer, com Tetsuo comandando destruição e morte em nome de Akira. Até mesmo os mais fortes tanques e armas são imunes ao poder misterioso de Akira e Tetsuo. Será que Kaneda poderá por um fim na futura destruição da humanidade, convencendo Tetsuo a desistir de se vingar?

          Curiosidades do Título          
- A produção do filme custou 12 milhões de dólares. custo muito alto para animações na época.
- Na primeira cena do filme, em que Kaneda está em uma máquina de música no bar, aparece três logos de bandas de rock: The Doors, Cream e Led Zeppelin.
- Na época o sucesso do filme foi tão grande, que os EUA investiu 1 milhão de dólares na redublagem em 2001 para que fosse exibido nos cinemas.
- Otomo inspirou Akira na obra "Tetsujin Nijûhachi-Go" de Mitsuteru Yokoyama publicada em 1964. Ambos os títulos tem o personagem principal chamado de Kaneda.
- Na época, como a animação necessitava de muitas explosões que nunca tinham sido animadas, foram criadas 50 novas cores, exclusivas para a produção.
- Há uma diferença marcante entre o mangá e o anime que os fãs consideram cruciais. No mangá, o garoto Akira aparece vivo, e Tetsuo se alia a ele para destruir Neo-Tóquio. Já no anime, Akira foi dissecado e seus restos analisado dentro de potes.
- O ano em que Akira desperta seu poder é o mesmo ano que o filme estreiou nos cinemas japoneses (1988).

          Sobre o Autor          
Katsuhiro Otomo - Mangaká e Diretor
Katsuhiro Otomo além de ser Mangaká também se aventura como diretor de longas de animação. Ao contrário dos que muitos pensam, Otomo se inspira em produções já feitas para escrever novos materiais. Akira foi seu maior sucesso e foi também oque o revelou como um "mito" no mercado de mangás. Em 1995, produziu também o Akira Club, um artbook voltado ao seu título principal. Como diretor, também esteve em produções de sucesso, como Memories (de sua própria autoria), Metropolis criado por Osamu Tezuka, e SteamBoy, este último recebendo vários elogios da crítica.

          Aqui no Brasil          
- Em novembro de 1990 a Editora Globo adquiriu os direitos do mangá e começou a publicá-lo, em formato americano. Rendeu 38 edições.
- No ano de 1992 foi exibido em algumas salas de cinema no Brasil.
- O VHS foi lançado por aqui também em 1992 e posteriormente em DVD com a mesma qualidade.
- A Rede bandeirantes em 1998 exibiu Akira 3 vezes em sua programação.
- Há duas dublagens brasileiras, uma produzida pela Alamo, e outra mais antiga, em parceria com a Rede Bandeirantes.
- Em 2010 foi anunciado pela Focus/Flash o Blu-Ray, contendo alguns extras especiais.


          E tem mais?          
- A Warner Bros. adquiriu os direitos do título em 2008 e promete produzir um Live Action da série em breve.
- Os fãs em 2014 produziram um trailer em Live Action da série, que foi muito bem elogiada. Você pode conferir o trailer clicando aqui.





Renato Urameshi Renato Urameshi 
Escreve sobre anime e mangá desde os tempos de clube por cartas. Leitor nostálgico da Animax e derivadas, gosta de discutir assuntos polêmicos e de fundo jornalistico | Google +

1 comentários:

  1. Sempre gostei de AKIRA.
    Depois que li o mangá me dei conta que a história era totalmente diferente com os mesmos personagens!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre a leitura acima! Críticas educadas serão bem vindas!

Que bom que você veio! Obrigado pela visita!
Textos Originais. Leitura Inteligente.
Leitura Oriental (2014) Fan-site sem fins lucrativos.
Que cria conteúdo para fãs, ou apenas reproduz oque está na internet mundial. Links de sites de terceiro não são considerados reproduções nossas, e são de inteira responsabilidade do site que o link acessa.

Links Externos