sábado, 7 de fevereiro de 2015

Após mais de uma década de mangás publicados no Brasil, dentre todos os títulos que presenciamos durante esses anos nas bancas brasileiras, qual seria o mangá mais colecionado entre os leitores de quadrinhos? O Leitura Oriental foi adentro dessa dúvida e mostra em primeira mão esta lista para você!

Bem vindos ao 
:: Clube do Colecionador ::
Olá amigos, internautas e seguidores do Leitura Oriental! Estou começando hoje uma sessão dentro do blog voltada para colecionadores de mangás! Apesar da sessão ser voltada aos quadrinhos japoneses, as dicas e assuntos aqui abordados, também se encaixam entre os colecionadores de HQ's Americanas, Gibis e livros! Acredito que os temas abordados a partir do próximo texto vão interessar colecionadores em geral. Bom, e para estrear com chave de ouro, uma lista especial, numerando de 1 a 20 as publicações de mangás mais colecionadas do Brasil.

Quando falamos de "mais colecionados", estamos nos referindo a verdadeiras coleções, e não as pessoas que apenas compram o número 1 e 2 nas bancas, e sim aqueles que tem todos os números/volumes lançados do título em questão. Por isso reuni informações do site que mais junta colecionadores aqui no país, o Guia dos Quadrinhos, e pesquisei entre os colecionadores de gibis e hq's em geral, qual seria os mangás que ficavam nem suas prateleiras. O resultado você confere aqui, os vinte títulos de mangás mais comprados para uma coleção de quadrinhos.


20º - Dragon Ball 
(Publicação da Conrad) (1ª edição em novembro de 2000)

19º - HunterXHunter 
(1ª edição em janeiro de 2008)

18º CDZ - Episodio G 
(1ª edição em julho de 2004)

17º - Bleach 
(1ª edição em julho de 2007)

16º - Blue Exorcist 
(1ª edição em julho de 2013)

15º - Diario do Futuro 
(1ª edição em janeiro de 2013)

14º - Card Captor Sakura 
(1ª edição em junho de 2012)

13º - Death Note Black Edition 
(1ª edição em junho de 2013)

12º - Another 
(1ª edição em fevereiro de 2013)

11º - Monster
(1ª edição em junho de 2012)

10º - Death Note 
(1ª edição em junho de 2007)
Estando também em 13º lugar como vocês podem ver, Death Note é com certeza um mangá que merecia estar nesse top. A trama principal que aborda Light Yagami querendo ser o Rei do novo mundo é maravilhoso. Os textos, a arte de Obata, tudo nele é bem elaborado e planejado nos seus 12 volumes de história.

9º - 20th Century Boys 
(1ª edição em setembro de 2012)
Confesso que de todos esse me espantou vê-lo como 9º lugar. Isso pela baixa divulgação que 20th century boys tem entre os sites e os blogs que referenciam títulos de qualidade. Eu coleciono a série e posso dizer de peito aberto que é uma das melhores histórias (se não a melhor) de suspense que já li. O mangá de Kurosawa devia ser adaptado para série de tv. Com certeza ganharia muitos prêmios. Uma última observação é que 20th Century Boys é mais colecionado que Monster, outro título do autor famoso, mas não apareceu entre os 20 mais.

8º - Naruto 
(1ª edição em maio de 2007)
E logo quando cataloguei 20th Century Boys pensei: "se Naruto não tiver neste top, muitos irão me crucificar dizendo que eu fiz a lista errada", e aí esta. O mangá premiado de Masashi Kishimoto esta em oitavo lugar dos que colecionam quadrinhos. Eu não sou um deles, mas respeito e admiro o lugar em que Naruto ganhou na mídia japonesa. Já é clássico dos anos Dois Mil, e deve ser citado com certeza, como referência de sucesso.

7º - Soul Eater 
(1ª edição em julho de 2012)
Acredito que Soul Eater tenha feito mais sucesso com o mangá do que com o anime, e aqui no Brasil se repetiu como no Japão. Outra coisa a lembrar é que a JBC esta começando a reimprimir as primeiras edições de seus mangás de sucesso "Tanko inteiro", então vamos torcer para que Soul Eater entre nos projetos da editora, para que eu e você possamos tê-lo em nossa prateleira.

6º - Ataque dos Titãs 
(1ª edição em novembro de 2013)
Não imaginava que Ataque dos Titãs iria fazer tanto sucesso por aqui, como fez no Japão quando ele foi anunciado. Mas atualmente é um dos mangás mais colecionados entre os otakus, e aqui está no seu sexto lugar.

5º - Fairy Tail 
(1ª edição em outubro de 2010)
Recentemente a JBC fez a redistribuição em livrarias dos primeiros volumes de Fairy Tail que se esgotaram pouco depois de um ano de publicação. As aventuras dos feiticeiros do mangá de Hiro Mashima encantaram os leitores brasileiros.

4º - Bakuman 
(1ª edição em agosto de 2011)
Mas um título de Takeshi Obata, e para nossa surpresa, sendo mais colecionado que Death Note. A JBc também começou a reimpressão dos volumes de Bakuman para suprir os que não conseguiram acompanhar a coleção na época de seu lançamento.

3º - Rurouni Kenshin 
(1ª edição em novembro de 2012)
Taí um que provavelmente se não esgotou vai esgotar. Rurouni Kenshin, em sua 2ª edição brasileira, sempre vem bem posicionado nas pesquisas que fazemos sobre o mercado de mangás no Brasil. Aqui neste Rank de colecionadores, o mangá do andarilho ficou em terceiro lugar. Podemos já afirmar com toda a certeza, que Rurouni Kenshin já se nomeou o Samurai mais querido do nosso país.

2º - Dragon Ball 
(1ª edição em junho de 2012)
E se o Kenshin é o Samurai mais querido, ta aí o Sayajin mais amável do Brasil e do mundo. Dragon Ball, em sua terceira passagem pela editoriação brasileira, continua sendo bem colecionado, sendo vice nesta colocação. E de quem será o segundo lugar? A resposta vem logo em seguida...

1º - One piece 
(1ª edição em fevereiro de 2012)
Muita gente inclusive eu já sabia que One Piece iria levar essa colocação. Em, sua segunda edição pela Panini, mesmo o mangá estando longe de acabar, muitos colecionadores querem One Piece em sua prateleira. Se você ainda não conhece o sucesso que o bando do Chapéu de palha faz nas bancas daqui, acho que nem vai conhecer pois a primeira edição simplesmente sumiu do mercado de quadrinhos. Há alguns que ainda o tem, mas por preços absurdos, com estoque reduzido. Não meu mangá preferido, mas reconheço o poder que One Piece tem e desejo que sua coleção seja a maior e mais bonita das prateleiras. Eiichiro Oda merece.

Não preciso dizer que se esses são os títulos mais colecionados, é quase impossível que você, caro colecionador de mangás consiga os primeiros volumes facilmente dessas obras. Se você já os tem, parabéns! Você tem títulos que muita gente acompanha e com certeza não vai faltar papo quando encontrar um fã de gibis e mangás! Eu fiz as contas aqui, e dos 20 títulos citados, estou colecionando seis >.<

Esse foi o texto de estreia da nova sessão Clube do Colecionador. Espero que todos leiam os próximos textos, sempre a cada 15 dias aqui no blog. Agradecer em especial o site Guia dos Quadrinhos que gentilmente autorizou a divulgação dos dados das coleções.


Até a próxima colecionadores!



Renato Urameshi Renato Urameshi 
Escreve sobre anime e mangá desde os tempos de clube por cartas. Leitor nostálgico da Animax e derivadas, gosta de discutir assuntos polêmicos e de fundo jornalistico | Google +

5 comentários:

  1. Nossa! não sabia que Century Boys é mais vendido que monster! Muito legal a lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lista é sobre mangás "mais colecionados" e não mais vendidos Neto, talvez pelos mais vendidos Monster possa levar a melhor. Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  2. 20º - Dragon Ball
    (Publicação da Conrad) (1ª edição em novembro de 2000)

    Não é atoa que disseram q Dragon Ball foi o mangá + vendido do pais até hoje

    ResponderExcluir
  3. Pessoal tenho uma acervo de mangás, em que estou desapegando. Caso alguém tenha interesse só me chamar no zap 21 982437997 (Rodolfo)

    ResponderExcluir
  4. Pessoal tenho uma acervo de mangás, em que estou desapegando. Caso alguém tenha interesse só me chamar no zap 21 982437997 (Rodolfo)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre a leitura acima! Críticas educadas serão bem vindas!

Que bom que você veio! Obrigado pela visita!
Textos Originais. Leitura Inteligente.
Leitura Oriental (2014) Fan-site sem fins lucrativos.
Que cria conteúdo para fãs, ou apenas reproduz oque está na internet mundial. Links de sites de terceiro não são considerados reproduções nossas, e são de inteira responsabilidade do site que o link acessa.

Links Externos