terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Com uma alta aceitação de público em todas as plataformas por onde esta história andou (Live action, anime e mangá), Usagi Drop tem uma temática que fala sobre família, crianças e dificuldades na vida. Daikichi conseguirá suportar a barra de cuidar e proteger Rin até ela crescer?

Em julho de 2014, a NewPOP editora trouxe para o Brasil algo um pouco diferente do que nós leitores brasileiros estamos acostumados. Usagi Drop, de Unita Yumi, é um mangá estilo Josei no gênero Slice Of Life, que recebeu muita atenção do público japonês, pelo seu tema e história. Publicado na revista Feel Young da editora Shodensha. Finalizado em 10 volumes encadernados, Usagi Drop teve uma série de TV baseada na metade da obra da autora. Aqui no Brasil, seu primeiro volume recebeu o oitavo lugar na pesquisa de mangás mais desejados no seu mês de lançamento.

Você não acha que este mundo é melhor do que você esperava?
Daikichi Kawachi não imaginava que o funeral do seu avô mudaria tanto a sua vida. Após rever sua família no velório, conhece a pequena Rin, uma garota filha do seu avô com uma amante. A mãe da garota sumiu e parece que ela só tinha mesmo o velho. Seus parentes discutem entre si para ver quem irá ficar com a garotinha, afinal ninguém quer ter que assumir a responsabilidade de cuidar da criança, e como a mãe estava desaparecida, a pessoa que assumir a tutela de Rin praticamente irá adotá-la informalmente. A discussão perpetua durante algumas páginas, até que Daikichi fica revoltado com tanta displicência para a pequena Rin, que no calor do momento resolve leva-la para casa.

"Dizer agora que isto não é um sacrificio, vai parecer mentira. por isso gostaria de pensar assim daqui a alguns anos." 
- Daikichi (Usagi Drop Vol. 1 - Cap. 3)

O ato impensável de Daikichi no começo pode parecer simples e heroico, mas logo no primeiro dia de convivência, o jovem sabe que assumiu algo maior do que sua vida atual poderia suportar. Ele vive sozinho, é o encarregado de um setor administrativo em uma empresa. Como uma pessoa sozinha, que não tem experiência nenhuma com filhos conseguirá cuidar de uma criança como a Rin? O que os vizinhos dirão de um homem solteiro de 30 anos de idade, morando e dormindo com uma garota de 6? Daikichi precisará mudar seu estilo de vida, e provar para si mesmo que é capaz.

"O cansaço em cuidar de Rin, faz Daikichi dormir em qualquer lugar que sente."

As dificuldades que o mangá apresenta são atos da vida real da gente que realmente incomodam e são difíceis de se realizar. Achar uma escolinha em tempo integral perto do trabalho, pode ser mais complicado que aparenta. Também tem cuidados a serem tomados na Rin que precisam ser executados, como dar banho diariamente, ou até ajudá-la a não fazer xixi na cama, ações feitas por pais e mães diariamente, mas que no caso de Daikichi, ele tem experiência zero sobre o assunto. 

As cenas do mangá são sempre tratadas com um diálogo bem sugestivo e distraído. A leitura não se desenvolveu de uma maneira muito rápida, por que após cada situação, senti a vontade de refletir e tentar pensar como Daikichi enfrentaria cada situação. A autora do mangá leva você para dentro do mangá, como que se a criança fosse sua, a filha fosse sua. A ordem dos balões e quadros foi desenhado de maneira perfeita. Você lê, você acompanha os desenhos, e você entende o momento. O traço da Unita Yumi é bem simples, mas bem identificado. As roupas usadas no mangá são como uma novela com figurinista. A cada dia que amanhece na vida de Daikichi, ele usa um terno do mesmo modelo, e a Rin usa o uniforme da escola, como uma rotina. Quando estão em casa as roupas variam, e quando saem no final de semana, as roupas são mais descoladas e bem familiares. É um mangá que foi planejado de uma forma que deixa natural como o personagem se relaciona no enredo. Algumas cenas e capítulos as vezes podem ser massantes para quem não é acostumado a ler um Slice of Life. A vida de Daikichi e Rin é contada do mesmo jeito que seria contada se fossem pessoas reais, com problemas reais.

Inicio do capítulo 5 de Usagi Drop vol. 1 - Editora NewPOP (Clique para ampliar)
Bom, sobre o material de publicação, a NewPOP dispensa comentários. A edição está como sempre com papel de alta qualidade, bem branquinho e duradouro, a capa como se fosse a de um livro. A lombada e capa bem fiéis a do volume original japonês. A cada capítulo, uma ilustração a lápis e aquarela bem caprichada abre caminho para uma nova história. A única página colorida no começo, não traz conteúdo nenhum. A imagem dela é idêntica a uma de um dos capítulos, mas em cores. Como a montagem de páginas da editora é estilo "livraria" mesmo, as páginas podem ser abertas para se alcançar os cantos dos desenhos, sem medo que o meio da lombada "finque" e as páginas soltem.

A tradução é da conhecida Karen Kazumi (Old Boy e Variante). Achei a tradução e diálogos um pouco "abrasileirado" demais, mas sem nenhuma gíria ou outras palavras erradas. Na página de expediente do mangá acontece um erro que deve ser corrigido nas próximas edições: "Hetália Axis Power é uma publicação da NewPOP editora..." Mas o mangá se chama Usagi Drop, então precisa ser corrigido.

Polêmica?
Não posso finalizar esta resenha sobre a polêmica que ronda este título. Assim que a NewPOP anunciou Usagi Drop, várias pessoas crucificaram o mangá, dizendo que o final era um dos mais "asquerosos" e "revoltantes" finais que já foram feitos. Bom, eu não conhecia este final e fui atrás, pesquisando o por que de tanta revolta por parte dos fãs com o desfecho de Usagi Drop. Não irei dar nenhum tipo de Spoiler, mas vou dar minha opinião pessoal sobre o que eu descobri. É o seguinte, o mundo do mangá é extenso, e maior do que você, ou eu imagina. Atualmente existem milhões de histórias registradas e publicadas no Japão e no mundo, e a maioria das histórias são originais, seguem roteiros únicos e ideias exclusivas. O que Unita Yumi fez com esse mangá foi dar um final exclusivo, forte e polêmico sim, mas original e grandemente excêntrico. Li o primeiro volume de Usagi depois que soube esse desfecho tão "monstruoso" e discordo quando alguém diz que a autora perdeu o foco e fez qualquer final. Se você observar, desde este primeiro volume a autora mostra que o desenvolvimento dos personagens serão observados para um futuro próximo e não na situação em que esta.

O que você faz quando pequeno, o que você vê e ouve, influencia no seu crescimento. E com Rin e Daikichi não será tão diferente.


Usagi Drop #1
Unita Yumi.
Tamanho: 12,5 x 18,0 cm
R$ 19,90
Aproximadamente 200 páginas

ISBN 978 85 8362 017-4
Julho de 2014 - Editora NewPOP
Tradução - Karen Kazumi Hayashida



Avaliação Geral
EXCELENTE - ÓTIMO - BOM - REGULAR - RUIM




Renato Urameshi Renato Urameshi 
Escreve sobre anime e mangá desde os tempos de clube por cartas. Leitor nostálgico da Animax e derivadas, gosta de discutir assuntos polêmicos e de fundo jornalistico | Google +

8 comentários:

  1. Olá!!

    Cheguei a comprar o volume 1 dessa obra, mas acredito que não continuarei acompanhando. O valor está um tanto alto (até mesmo para os mangás da NewPOP), e fica difícil colocá-lo na minha lista.

    Contudo, a história se mostrou bastante boa e até meus chefes gostaram. Eu até gostaria de comprá-lo, mas não consigo apertar para encaixá-la no meu orçamento.

    Boa resenha.

    Até mais

    ResponderExcluir
  2. A vagareza da NewPOP é tão grande com os mangás que ela publica que qdo chegar a friends e eu for achar este mangá lá, vai ter só 2 edições....

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Tenho até o número 6. Com essas informações vou assistir o longa e o anime pois eles não passam da metade da estória toda.

    ResponderExcluir
  5. :) Estou adorando o mangá e ja posso ate imaginar o final

    ResponderExcluir
  6. Quantos volumes serão a versão brasileira da estória?

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre a leitura acima! Críticas educadas serão bem vindas!

Que bom que você veio! Obrigado pela visita!
Textos Originais. Leitura Inteligente.
Leitura Oriental (2014) Fan-site sem fins lucrativos.
Que cria conteúdo para fãs, ou apenas reproduz oque está na internet mundial. Links de sites de terceiro não são considerados reproduções nossas, e são de inteira responsabilidade do site que o link acessa.

Links Externos