quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Aproveitando o bom momento no Brasil, a editora JBC trouxe para nossas terras nacionais o aclamado mangá, baseado no anime famoso entre os compartilhamentos de fansub's online. MAGI traz todos os elementos que um título deve ter, em melhor estilo mil e uma noites.
Magi - O labirinto da Magia

Magi - The Labyrinth of Magic é uma série de Mangá escrita e ilustrada por Ohtaka Shinobu e Publicada na Weekly Shounen Sunday desde junho de 2009 até hoje com 23 edições encadernadas. Uma adaptação para Anime, produzida pelo estúdio A-1 Pictures, foi ao ar em outubro de 2012 contendo 25 episódios. Em maio de 2014 a Editora JBC anunciou que o título viria para o Brasil traduzido. Em julho, quando realmente chegou nas bancas, MAGI recebeu o 3º lugar de mangá mais desejado entre os leitores, na pesquisa mensal sobre o mercado nacional de mangás. Chegando aqui como Magi - O labirinto da magia, vamos avaliar para ver se vale ou não a pena adquirir o título.

Aladim e Ugo
Logo no começo do mangá nos é mostrado nosso personagem principal, Aladim. Uma criança pobre que esta a mercês de bandidos e saqueadores. Eis que braços misteriosos e gigantes surgem ao redor de Aladim, fazendo com que os bandidos se assustassem. Estes braços pertencem ao Djinn Ugo. Djinns são conhecidos pelo mundo de Magi como raros gênios guerreiros, que obedecem seus mestres a qualquer custo. Eles vivem em receptáculos mágicos, como lampadas, garrafas, e no caso do Djinn do aladim, em uma flauta. Aladim conta no decorrer dos capítulos de suas aventuras que um dia encontrou uma grande sala cheia de tesouros do qual não se lembra como foi parar lá. Ali ele encontrou a flauta e surgiu o grandioso gênio Ugo. Ugo diz ao Aladim que ele poderá desejar qualquer coisa deste mundo, fama, fortuna, e até vida eterna, era só pedir. E Aladim na maior das singelas humildades diz o único desejo quer sobre Ugo: "Seja meu Amigo!". Ugo então, acata ao desejo e seguirá Aladim para onde for, enfrentando perigos e vivendo altas aventuras.
O gigante Djinn Ugo se mantém preso na flauta mágica que Aladim carrega
"O gigante Djinn Ugo se mantém preso na flauta mágica que Aladim carrega"
Um dos primeiros amigos importantes que Aladim acha no caminho é Ali Babá. Ali Babá é um jovem condutor que trabalha para um fabricante de vinhos arrogante e ranzinza. Após sua carruagem sofrer um ataque de uma planta do deserto carnívora, Aladim salva a vida de Ali Babá e os dois se tornam amigos (em partes, já que Ali Babá apenas quer se proteger de seus inimigos com Ugo na flauta). Ali Babá, deseja que um dia possa conquistar uma Dungeon, que por coincidência, é parecida com a sala em que Aladim descreveu ter achado Ugo. As Dungeons são labirintos que surgem de tempos em tempos no mundo. Todos desconhecem suas origens, e após ela surgir, só desaparece após uma pessoa conseguir explorá-la, e sair de lá com vida. Lá dentro encontrasse tesouros valiosos, itens mágicos e gênios, como o  que Aladim possuiu. Sem nem mesmo pensar muito, Aladim diz para Ali Babá que entrará em uma Dungeon com ele, para ajudá-lo a ficar rico. Dentro do Labirinto Mágico Dungeon, a aventura deles começa!

Quando olhei a primeira edição na banca, mesmo já incentivado a compra-la, me deparei com algo muito destacado de outros títulos que lá estavam. A editora JBC soube manipular muito bem as cores da capa original com a brasileira. Além da capa colorida e com bastante detalhes ilustrado pelos assistentes de Shinobu Ohtaka, a contra capa traz uma imagem parecida, mas não igual, com um pequeno texto introdutório da história. Penso que isso é sempre bom para se colocar em uma primeira edição de mangá, assim você já tem uma noção do que vai ler e levar para sua casa. O fato é que a editora soube colocar essa introdução de uma maneira que não afetasse a capa, nem muito menos o layout.

Página da Edição Brasileira - Editora JBC
Página da Edição Brasileira - Editora JBC (Clique para ampliar)
"Embarque na primeira noite de aventuras de Aladim, um garoto que viaja pelo deserto para realizar uma promessa feita a um grande amigo. Salteadores violentos, ricas caravanas e oásis exóticos são o tempero desta busca por tesouros inimagináveis inspirada nas Mil e Uma Noites."
- Magi #1 Edição Brasileira - Editora JBC

Há também duas páginas bem recheadas escritas pela própria autora do mangá, sobre sua vida antes de desenhar Magi. Essas coisas também enriquecem o volume, trazendo mais aproximação leitor-autor:

"...Ainda me lembro da emoção de receber meu primeiro prêmio. Quase desmaiei em uma loja de conveniencia quando vi o meu nome em uma revista..."
- Shinobu Ohtaka (autora de Magi)

A tradução de Magi está por conta do talentoso Edward Kondo, já citado aqui no site pelo trabalho de Prophecy. A adaptação de alguns nomes como o de Aladim (original é Aladdin) e outros mantidos como o caso de Dungeon, podem assustar os leitores já habituados a ler o mangá em scans, mas nada que comprometa o andamento da obra em nenhum momento. Imagens muito lindas atrás da capa trazem mais luxo para o volume. Enfim, a JBC caprichou no título do mesmo modo que caprichou em Sailor Moon, mas sem a impressão especial. Isso da muito mais enfase na arte de Ohtaka, apesar que cá entre nós, a autora é tão habilidosa com seu traço, que na pior das impressoras, os quadros e personagens iam trazer a mesma perfeição de traço da mangaká.

Pareceu até puxado demais eu falar assim de uma simples obra, mas devo dizer a vocês que não tinha assistido nenhum episódio, ou lido nenhum capítulo de Magi antes dele vir para o Brasil, e ainda não o fiz no anime. Estou acompanhando edição por edição, na banca mais próxima, junto a JBC. E pude comprovar com os olhos de crítico e não de fã, que as aventuras de Aladim já conquistou seu lugar ao sol, entre as grandes obras de mangás que vieram para o Brasil. As vezes acompanhar a série de longa data, pode comprometer na avaliação da obra na hora de fazer uma resenha como essa, e estou aqui, como prova real, de que o mangá Magi consegue agradar aqueles que passaram longe do anime, tanto por história, arte e enredo.

Vida longa as mil e uma noites dos personagens de MAGI!

MAGI - O Labirinto da magia #1
Shinobu Ohtaka
Tamanho: 13,5 x 20,5 cm
R$12,90
Aproximadamente 200 páginas

ISBN 978-85-7787-871-0
Julho de 2014 - Editora JBC
Tradução - Edward Kondo




Avaliação Geral
EXCELENTE - ÓTIMO - BOM - REGULAR - RUIM



Renato Urameshi Renato Urameshi 
Escreve sobre anime e mangá desde os tempos de clube por cartas. Leitor nostálgico da Animax e derivadas, gosta de discutir assuntos polêmicos e de fundo jornalistico | Google +

5 comentários:

  1. Magi é legal, embora eu não tenha lido o volume 2, e talvez nem vá ler. Magi é um mangá que eu decidi não acompanhar, por infelizmente já estar acompanhando mangás demais. E como disse no post do Naty in Wonderland, is a trap man. xD

    A arte é bastante atrativa, tenho que concordar... mas a história que vai além me assusta.... e ainda estar em publicação por lá assusta mais ainda.

    Boa resenha.. até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho medo de acompanhar mangás em andamento no Japão, não por causa dos hiatos de lá, mas pelos hiatos maiores daqui.

      Obrigado pelo comentário Natália!

      Excluir
    2. Não há com o que se assustar em relação a história. Ela segue um ritmo crescente a cada capítulo e aborda vários temas sociais e religiosos. O mangá tem muitos pontos ótimos: personagens, comédia(muita comédia), drama e as lutas e os poderes também são muito bons.

      Excluir
  2. Esperando esse mangá chegar aqui na fase 2.

    http://gotasdexp.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. O problema fica mesmo pro fato de que não virá com um plástico envolvendo o mangá :-(

    http://gotasdexp.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre a leitura acima! Críticas educadas serão bem vindas!

Que bom que você veio! Obrigado pela visita!
Textos Originais. Leitura Inteligente.
Leitura Oriental (2014) Fan-site sem fins lucrativos.
Que cria conteúdo para fãs, ou apenas reproduz oque está na internet mundial. Links de sites de terceiro não são considerados reproduções nossas, e são de inteira responsabilidade do site que o link acessa.

Links Externos