sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Trazendo para todos desta vez a tradução de uma entrevista que merece ser lida por nós. Tetsuya Tsutsui, autor do sucesso da JBC, o mangá Prophecy, fala sobre seus trabalhos e como teve a ideia de fazer a história do Homem-Jornal.
Tradução EXCLUSIVA do Leitura Oriental.

Tetsuya Tsutsui é um mangaká, que começou sua carreira de uma maneira um tanto quanto diferente. Quando era ainda aspirante a publicações, mandou seus trabalhos para várias editoras, e todos os projetos foram rejeitados. Não desistindo de sua vontade de poder expor seus trabalhos, começou publicações online no STUDIO221. Sua criatividade despertou interesse das editoras e ai sim seu trabalho pode ser publicado. Além do Japão, Tetsuya tem um forte público na França, pela editora Ki-oon, onde seus mangás recebem sempre uma ótima recepção de vendas e leitores. A Ki-oon por lá já publicou todos os trabalhos encadernados do autor, inclusive com exclusividade o sucesso Prophecy. Aqui no Brasil o sucesso não foi diferente e a Editora JBC, trouxe Prophecy (em 3 edições), teve uma ótima repercussão, tanto em leitores de Mangá como também de HQ, provando que o trabalho do mangaká atravessa as fronteiras do gênero/estilo/país. 
Exposição de personagens do mangá de Tetsuya (clique para ampliar)
Foi em 2012 que ocorreu uma grande homenagem ao artista, no evento JapanExpo 13. Um grande estande com bonecos em tamanho real dos personagens dos mangás de Tetsuya, ficaram em exposição, trazendo também uma tarde de autógrafos. Foram feitas duas entrevistas por sites franceses deste talentoso artista, que foram traduzidas e mixadas pela Equipe Leitura Oriental. O resultado você confere a seguir.

Entrevistador (E): Um dos principais mangakás da Ki-oon, Tetsuya Tsutsui traz todos os seus belos traços com Prophecy, seu mais novo lançamento. Graças á uma trama bem trabalhada, é com grande prazer que ele nos conta com exclusividade como nasceu o projeto!

EN: Sr. Tetsuya Tsutsui, Bom dia e obrigado por nos dar alguns minutos do seu tempo. Você pode começar nos contando da sua carreira até agora?
Tetsuya Tsutsui (TT): Olá a todos! Eu tive sorte o suficiente para terem visto meus trabalhos na internet. Bom, minha carreira começou com o one-shot Duds Hunt. Depois, criei Reset, e Manhole, uma série em três volumes. E aqui estou na frente dos queridos leitores franceses para apresentar Prophecy, minha nova série publicada pela Ki-oon.

(Clique para ampliar)
EN: Você pode explicar como o projeto Prophecy nasceu?
TT:
A ideia veio a mim enquanto eu acompanhava um noticiário em 2008. Naquela época, um criminoso tinha matado um monte de gente em um depósito de eletrônicos de Akihabara, sem nenhum motivo. Até confesso que desenhar Prophecy por esse motivo tem sido sempre tinta e lágrimas. Este evento trágico, que seja, foi o ponto de partida para criar o universo de Prophecy.

EN: Seus temas favoritos, injustiça e vingança estão de volta. Por que manter estes estilos?
TT:
Eu adoro falar sobre injustiça social, porque eu me sinto "rebaixado" por assim dizer, pelas grandes empresas. Abrigo sempre uma forte empatia por essas pessoas, por isso acho mais fácil trabalhar sobre o tema, o que me inspira muito. Em relação ao tema de vingança, é apenas por conveniência. A amargura de vingança é uma boa motivação para um personagem principal, que facilmente pode-se criar um roteiro ao redor disto.

Tetsuya Desenha para o entrevistador o famoso Homem-Jornal (Clique para ampliar)

EN: Em primeiro momento vemos um Homem-Jornal¹ marginal e com más intensões. Em uma segunda etapa, você justifica tais atitudes. Nessa controvérsia, que pensamentos você deseja criar na mente de seus leitores?
TT: Queria que os leitores tivessem em primeiro momento uma visão ampla, com vários nuances de sociedade. Meus personagens, no geral, não são nem puros, nem maus. Através do Homem-Jornal, enfatizo que não há caráter bom ou ruim. Mesmo se ele cometer crimes, há uma razão por trás de algum trauma. Mostrando os dois lados da mesma moeda.

EN: Você trabalha seus capítulos por dia, ou você tem uma ideia clara da sequência de eventos?
TT: Primeiro estabeleço um quadro geral, com eventos importantes. Em termos de detalhes, eu tiro muitas vezes da internet as notícias e informações. É tanta coisa no mundo acontecendo que não falta inspiração!

EN: O Homem-Jornal tem intenções nobres, mas defende ferozmente seus valores. Na sua opinião como cidadão, o que você acha de pessoas assim?
TT: Pessoalmente, eu sou contra a violência. Mesmo que tenhamos de defender nossos valores, não devemos agir como o Homem-Jornal. Eu não quero ter que contar spoilers da minha história, mas no segundo volume, vocês vão conhecer uma organização de  proteção ambiental, que não hesita em agir com violência para se defender. Apesar que para mim, isto também me incomoda.

Da esquerda para direita: Manhole, Reset, e Duds Hunt (trabalhos anteriores á Prophecy)

EN: Vamos falar um pouco do passado agora. Você ficou conhecido com Duds Hunt. Como foi a ideia de publicar na internet? Foi porque os editores não queriam?
TT: Este era um mangá que eu gostava muito, e já tinha fechado os projetos originais². Como outros trabalhos meus foram negados pelos publicadores japoneses, eu resolvi coloca-lo em meu site para que as pessoas pudessem vê-lo.

EN: Alguns dos seus One-Shots e histórias, como Collector e Tomomi-san. Acredita que um dia eles serão publicados.
TT: Se fosse uma coletânea sim, mas necessitaria de mais histórias. 

EN: Todos os seus mangás publicados, lidam com temores da tecnologia. Tanto um vírus como em Manhole, ou mesmo com celulares em Duds Hunt. Em Prophecy não é diferente com o jeito que as pessoas utilizam a internet. Isto seu é algo como um medo, ou são temas que sempre serão abordados por você?
TT: Em relação ao vírus, parece normal ter medo, mas a considerar os telefones ou a internet, eu acho que eles são ferramentas muito uteis do cotidiano. Eu queria chamar a atenção para o fato de que, se usado errado, ele pode facilmente ferir os outros ou magoá-los.
Tetsuya Esbanja carisma posando igual a imagem de seu personagem
EN: Na França o mangá teve uma boa casa, talvez melhor do que no Japão. Você acha que se torna gradualmente mais francês do que autor japonês?
TT:
Antes de Prophecy, eu poderia ter mais sucesso na França que no Japão. Mas desde Prophecy, eu sinto que há algo no público japonês, uma boa casa e algum reconhecimento no passado. Então acho que as coisas estão mudando.

Obrigado Tetsuya Tsutsui por ceder seu tempo!



Notas
1. Em francês, eles conhecem como PaperBoy, mas como aqui no Brasil a JBC traduziu como Homem-Jornal, resolvi modificar para melhor entendimento.
2. Acredito que os mangakas devem enviar os originais as editoras do Japão e com isso perdem o direito de publicar em outro lugar. Por isso ele tinha que publicar online ou enviar a editora, um ou outro.

Bibliografia:
- http://www.pn221.com
- http://www.manga-sanctuary.com/news/13768/interview-de-tetsuya-tsutsui-auteur-de-prophecy.html
- http://www.planetebd.com/interview/tetsuya-tsutsui/354.html
- http://fr.wikipedia.org/wiki/Ki-oon

Espero que tenham gostado! Até a próxima entrevista, que poderá ser um autor brasileiro... Quem sabe! Deixem seus comentários para nos animarmos para continuar a sessão! Obrigado!



Renato Urameshi Renato Urameshi 
Escreve sobre anime e mangá desde os tempos de clube por cartas. Leitor nostálgico da Animax e derivadas, gosta de discutir assuntos polêmicos e de fundo jornalistico | Google +

4 comentários:

  1. Da-lhe Renato!

    Ótima entrevista em! Você consegue cada raridade rapaz! Me interessei pelas outras obras desse cara, a JBC precisa pública-las! Devem ser todas no estilo do Prophecy! Flw

    ResponderExcluir
  2. >>Este Duds Hunt deve ser muito bom<< Leu isto JBC? lol

    Bravo Renato, trazendo mais uma grande entrevista para o leitura xD

    ResponderExcluir
  3. Amei a entrevista, eu não li esse manga mas parece ser bem macabro e interessante, espero que o público dele cresça com o desenvolver de O Homem Jornal.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre a leitura acima! Críticas educadas serão bem vindas!

Que bom que você veio! Obrigado pela visita!
Textos Originais. Leitura Inteligente.
Leitura Oriental (2014) Fan-site sem fins lucrativos.
Que cria conteúdo para fãs, ou apenas reproduz oque está na internet mundial. Links de sites de terceiro não são considerados reproduções nossas, e são de inteira responsabilidade do site que o link acessa.

Links Externos