segunda-feira, 7 de abril de 2014

O Caderno da Morte. Nele você poderá matar qualquer pessoa que conheça, apenas tendo em mente o rosto da pessoa, e escrever o seu nome completo nele. Para Light Yagami, isso seria o começo de um novo mundo.
Seinen / Suspense - Sobrenatural

          Sobre o Anime          
Death Note (デスノート)  / Produção: 2006 até 2007 / Estúdio: MadHouse 
Direção: Tetsuro Araki
37 episódios para TV + 2 Filmes de compilação do anime

          Sobre o Mangá          
Death Note (デスノート) / Publicação: 2003 até 2006
Autor: Tsugumi Ohba / Mangaka: Takeshi Obata / Editora: Sueshia
12 Volumes em Tankōbon (108 capítulos)

          Sobre a História          
Light Yagami é um garoto especial. Desde criança tem facilidade em aprender e racionar mais rápido que qualquer outro jovem de sua escola. Isso faz com ele ele sempre tire boas notas, em matemática, química, física, esportes, ciências, história, e em qualquer outra area que ele se relacione. Tendo apenas mais um tempo no colegial, ele se vê diante de um dilema de vida. Já que ele se deu bem em tantas coisas, os dias estava ficando cada vez mais chatos, sem nada a mais para acrecentar. Um desses dias, encontra jogado no chão um caderno de capa preta, intitulado Death Note (Caderno da Morte). Nele havia informações dizendo que o portador do caderno poderia matar qualquer pessoa do mundo em poucos segundos, apenas escrevendo seu nome nele e tendo sua face memorizada. Light não acredita, mas mesmo assim resolve testar o caderno, tendo um macabro resultado positivo. Com esse poder em mãos, Light então decide usar o caderno para exterminar todos os criminosos e pessoas ruins do planeta, para que o mundo se torne mais limpo e sem crimes. ele decide ser o Deus desse "Novo Mundo".

Light Yagami recebe a visita de Ryuuku, o verdadeiro dono do caderno. Ryuuku é um shinigami (Ceifador de Almas) que usa o caderno para matar as pessoas e adquirir seus anos de vida, para assim se tornar imortal. Ryuuku, por coincidência, também estava entediado da vida que levava, e queria algo mais interessante para fazer além de apenas matar as pessoas. Ryuuku então jogou o Caderno no mundo dos humanos, para ver oque aconteceria com quem o pegasse. Ryuuku alerta Light de algo muito importante, ele não está apoiando Light em suas decisões, e apenas o acompanha por diversão. Avisa além disso, que possui outro Death Note, caso precise.

A polícia internacional logo desconfia que algo esta muito errado no mundo. Vários prisioneiros e criminosos estão morrendo de ataque cardíaco. As cadeias estão ficando vazias a cada dia, e a população já começa a idolatrar Light indiretamente pelas mortes, e como não o conhecem, o apelidam de Kira (de killer). A polícia internacional então aciona seu melhor detetive para resolver o mistério dessas mortes. Apenas conhecido como "L", este investigador não divulga seu nome por segurança a sua pessoa. L até hoje tinha solucionado todos os casos que pegou, e consegue fazer o impossível logo de começo. Usando uma armadilha num canal de TV, L descobre que o misterioso Kira reside numa determinada região do Japão, e é estudante. Para a surpresa de Light Yagami, foi encontrado um inimigo a sua altura!

Então começa uma das batalhas mentais mais intensas de todas, Kira Vs. L, Justiça Vs. Justiça. Kira não pode matar L, porque não o conhece pessoalmente nem tem o seu nome verdadeiro, e L não pode prender Kira porque ele mata a distancia e misteriosamente. Quem descobrir a identidade do outro vence. A série se desenrola com muitos personagens ao redor participando e defendendo o lado em que eles acham que é certo. Policiais ao lado de L, e fãs de Kira ativamente lutando em uma batalha pelo poder!

          Curiosidades da série          
- Diferentes de outras séries animadas, DN já foi assistido por pessoas que nunca viram um anime na vida, e apenas apreciaram a série como um seriado de sucesso.
- Durante a história, vemos que várias referencias da biblia são colocadas dentro da série. Uma cena com Light secando os pés de L (Judas lavando os pés de Jesus), e as maçãs que Ryuuku come representando a mesma maçã de Adão e Eva (quem come do Death Note peca), são algumas delas.
- Os personagens principais de DN aparecem em outro anime, numa cena de Fullmetal Panic, quando o personagem Sagara Sousuke vai cortar o cabelo.

          Sobre o Autor          

Takeshi Obata desenhou o mangá de Death Note em parceria com Tsugumi Ohba. Os dois fizeram muito sucesso na época do lançamento de DN, em função que Ohba, um misterioso roteirista nunca tinha feito tal enredo parecido. Há rumores de que Tsugumi Ohba não seja o nome verdadeiro do autor e sim um apelido. A dupla Obata e Ohba trabalharam também no mangá Bakuman lançado em 2008.

          Aqui no Brasil          
O mangá foi publicado pela JBC em 2007, e em 2013 relançado na versão de Luxo (Black Edition).
O anime foi exibido originalmente em 2008 no extinto canal pago ANIMAX. Em 2014, pelo Canal PlayTV.

          E tem mais?           
Existem 2 Live Actions baseados no mangá, e 1 com uma história exclusiva, "L Change the World".



Gostou da leitura? Deixe seu comentário!




Renato Urameshi Renato Urameshi 
Escreve sobre anime e mangá desde os tempos de clube por cartas. Leitor nostálgico da Animax e derivadas, gosta de discutir assuntos polêmicos e de fundo jornalistico | Google +

1 comentários:

Deixe seu comentário sobre a leitura acima! Críticas educadas serão bem vindas!

Que bom que você veio! Obrigado pela visita!
Textos Originais. Leitura Inteligente.
Leitura Oriental (2014) Fan-site sem fins lucrativos.
Que cria conteúdo para fãs, ou apenas reproduz oque está na internet mundial. Links de sites de terceiro não são considerados reproduções nossas, e são de inteira responsabilidade do site que o link acessa.

Links Externos