quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

E se um dia você acordasse e toda a sua vida tivesse sido tirada de você, por uma força misteriosa e poderosa? E se essa força inimiga fosse parte do seu corpo?

Variante - requiem for the world, é uma das principais obras da mangaká Iqura Sugimoto (mesma autora do mangá Summer Wars). Publicado originalmente em 2004 no Japão pela revista Monthly Dragon Age, da Editora Kadokawa. Foi concluído em 4 volumes tankohon e seu primeiro volume entrou no meio da lista das 10 publicações mais vendidas do seu mês de lançamento. Em dezembro de 2014, a editora brasileira Nova Sampa trouxe Variante para as bancas.

A garota que não toca mais piano
Nossa história começa com uma chacina em um das casas da cidade de Musashino, no Japão. O investigador Hiromi Sudô é chamado para averiguar uma tragédia aparentemente em família. Mãe, pai e filha foram mortos brutalmente por alguém desconhecido. E entre os cadáveres esta a protagonista dessa história, a jovem de 15 anos de idade Aiko Hoshô. Após alguns dias do corpo de Aiko ser levado ao necrotério, o legista percebeu que seu coração havia voltado a bater. Quando Aiko desperta de sua "pós-morte", se vê em um quarto de uma organização de biotecnologia secreta, conhecida como Atheos. E ainda a surpresa, além de saber que perdeu os seus pais, Aiko desenfaixa seu braço esquerdo e em vez de seu braço e mão femininos, esta um braço forte, musculoso e com traços masculinos.

Parte do mistério por trás do acidente com os pais de Aiko são revelados, quando ela interage com a Dra. Kochigawa e o investigador Sudô. Eles contam, não com muita clareza, que existem monstros habitando nosso mundo chamados Quimeras. São grandiosos e asquerosos seres, que gostam de exterminar seres humanos que cruzam seus caminhos. Por algum motivo desconhecido, o misterioso braço da Aiko esta atraindo as Quimeras para ela, e assim que ela se sente em perigo, o braço se transforma em um tipo de monstro também, que devora as Quimeras para dentro de si. Com este poder jamais imaginado, a jovem Aiko, se sente perdida e desnorteada, não conseguindo lembrar o que houve na noite em que seus pais e ela foram atacados. Não consegue se lembrar se foi uma Quimera, ou se foi o poder oculto que está em seu braço, que matou seus pais. Assim, a organização Atheos, a convida para tentar desvendar este mistério, ao mesmo tempo que enfrenta as quimeras que aparecerem.

A quimera que existe no braço de Aiko cresce e diminui de uma maneira horripilante
(clique para ampliar)

Variante de primeira, e até do jeito que temos que narrar a história, parece ser um mangá com muito terror, ação e pouca história. Mas um pouco diferente disso, me deparei com pelo menos metade das páginas do volume 1, mostrando Aiko Hoshô tentando se encontrar em um mundo que tirou tudo dela. Amigos, pais e até o dom de tocar piano. Tudo isso é retirado da vida da garota de maneira brutal. As cenas de ação com muito sangue, e aquele braço dela "se abrindo" e atravessando os quadros das páginas para absorver as gigantes Quimeras, inicialmente são muito confusas, mas são perdoadas assim que os cenários e as expressões dos personagens são bem mostradas com o traço magnífico de Iqura Sugimoto.

Outra coisa que achei interessante foi o perfil de arte que segue a mangaká. Em algumas cenas, me senti lendo um Shoujo de tão meiga que é a protagonista. E nesse mesmo ritmo, alguns capítulos foram parados como um Shoujo também, o que dificulta para mim o desenvolvimento do enredo. Histórias fortes assim como Variante, precisam chegar com tudo com ação e aquele suspense forte, e isso eu não vi acontecendo em muitos dos clímax.

"Eu ainda sou humana, não é?" - Variante Vol. 1 - Editora Nova Sampa
(clique para ampliar)

A Nova Sampa mudou muito seu estilo de impressão desde que lançou seu primeiro título a uns dois anos atrás. As páginas estão bem brancas, e o papel traz maior sensação de qualidade. Eu ainda continuo batendo na mesma tecla sobre notas de produção ou editorial ausentes nas edições da Sampa. Não tem nem um comentário de feed-back do Del Greco, ou nenhuma nota, nenhuma frase se quer da autora da obra. As edições da Nova Sampa vem apenas com as páginas de quadrinhos e ponto.

A tradução ficou com a Karen Kazumi Hayashida, que tem um trabalho bem sério em todas suas traduções. Já traduziu obras como Usagi Drop (NewPOP), Gurren Laggan, e alguns volumes de Old Boy (Nova Sampa). Não achei nenhum erro de ortografia durante a leitura, e as letras escolhidas estão bem legíveis. As páginas de propaganda no final do mangá, não atrapalham nem um pouco, apesar de serem várias. As capas internas tem uma arte estranha e deformada, mas como não pude comparar com a edição japonesa, não sei se seguiu a original ou não.

Deve ser doloroso perder os pais, amigos e ter que viver como um fantasma, apenas com a vontade de respirar para se vingar de quem fez tudo isso com você. A garota Aiko prova do amargo veneno, nesta história. Com seu braço-engolidor-de-quimeras parte o medo de ter uma arma involuntária lutando a favor e contra sua vontade, algo instável, variável, versátil, e Variante.


Variante # 1
Iqura Sugimoto
Tamanho: 13,5 x 20,5 cm
R$ 12,90
Aproximadamente 200 páginas


ISSN 789 778 017 016-9
Dezembro de 2014 - Editora Nova Sampa
Tradução - Karen Kazumi Hayashida





Avaliação Geral
EXCELENTE - ÓTIMO - BOM - REGULAR - RUIM




Renato Urameshi Renato Urameshi 
Escreve sobre anime e mangá desde os tempos de clube por cartas. Leitor nostálgico da Animax e derivadas, gosta de discutir assuntos polêmicos e de fundo jornalistico | Google +

2 comentários:

  1. Olá!!

    Não sei se lerei essa. A última vez que tentei ler algo da Nova Sampa acabei me desapontando... E não tinha sido a primeira vez. O problema da editora atualmente, é parar a obra com 4 ou 5 volumes para depois de uns meses (tipo 6) voltar a publicá-la.

    Até mais

    ResponderExcluir
  2. Ultimamente estou afunilando os mangás e livros que compro. O mercado esta bem saturado e tem muita coisa boa e muita coisa lixo. Esse daí eu passo, mas parece um bom título.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre a leitura acima! Críticas educadas serão bem vindas!

Que bom que você veio! Obrigado pela visita!
Textos Originais. Leitura Inteligente.
Leitura Oriental (2014) Fan-site sem fins lucrativos.
Que cria conteúdo para fãs, ou apenas reproduz oque está na internet mundial. Links de sites de terceiro não são considerados reproduções nossas, e são de inteira responsabilidade do site que o link acessa.

Links Externos