sábado, 14 de março de 2015

O Leitura Oriental mostra a vocês hoje, uma leitura indispensável para quem precisa de mais informações sobre o mercado mundial de mangás. Ana Carolina traz informações históricas e atuais sobre esta arte que tanto apreciamos, além dos olhos grandes.

Hoje trago para nossos leitores uma dica de um livro que gostei muito. Atualmente no mercado competitivo de mangás, é difícil encontrar obras de pesquisas atuais, que sejam base para a história e cotidiano dos quadrinhos japoneses. As antigas publicações de editores e jornalistas conhecidos, se encontram esgotadas e hoje em dia para um apreciador iniciante se informar, somente em Wikipedias e sites, muitas vezes amadores. Eis que a graduada em Tecnologia em Artes Gráficas, Ana Carolina, desenvolveu em 2009 uma pesquisa relacionada a arte do mangá. Inicialmente uma pesquisa para concluir seu TCC, o belo trabalho de Ana teve uma publicação apoiada por órgãos da prefeitura de Curitiba, surgindo assim o livro ilustrado Além dos Olhos Grandes - um estudo em mangá sobre mangá.

"...a trajetória brasileira das histórias em quadrinhos que atravessam o Pacífico e ganharam leitores no mundo inteiro, os populares mangás!"
- Além dos olhos grandes / introdução da contra capa.

O livro conta todas as principais características do mangá ao longo do tempo, desde o seu começo em pergaminhos (os E-Makimono), até os dias atuais com  as obras mais consagradas (Shingeki no Kyojin). Todo o processo de informação no livro é narrado pela personagem fictícia Soninha, e seguido com ilustrações de três desenhistas de mangá: Maxwell Alves mostrando a parte histórica do mangá e como foi o processo de demografias e popularização das obras; Juliano Henrique, desenhando exemplos de quadros, forma e conteúdos internos dos padrões de mangás; e Cristiano Procopio mostrando algo que para mim foi decisivo para que este livro seja parte indispensável em nossa leitura, informações sobre o mercado nacional de mangás e como os quadrinhos se popularizaram no Brasil, em artes feitas por brasileiros. 

Além dos olhos grandes
Algumas ilustrações do Livro. Referências e reinterpretações de obras famosas (Clique para ampliar)

I. História do mangá
Na primeira parte do livro, Soninha nos leva ao passado e nos mostra como foi que os japoneses descobriram o mundo dos quadrinhos. Poucos sabem, mas Tezuka não foi o único a introduzir a forma de mangá que conhecemos hoje, e com a pesquisa informada neste livro, sabemos realmente quem foram os primórdios dos quadrinhos japoneses, além do pai do mangá. Ficamos informados também, da resposta que paira nas perguntas de muitos grupos de discussão, de onde as chamadas demografias (Shonen para meninos, Shoujo para meninas, etc) surgiram e qual foi uma das primeiras revistas a introduzir os temas, e separa-los para organizar seu conteúdo.

II. Forma e Conteúdo
Mangá não é um gibi qualquer que é aberto e lido igual aos outros. O mangá segue padrões, regras e algumas características que não se encontram em qualquer outro quadrinho. Soninha, mostra então exemplos de como as histórias são desenhadas. Expressões, cenários, técnicas de retículas, onomatopeias, todo o processo que compõe um mangá são mostrados e explicados. Com certeza quem esta começando a produzir fanzines, ou mangás nacionais, e até mesmo os profissionais na área, vão se interessar por esta parte da pesquisa, que poderá ser absorvida além de informação, uma fonte de aprendizado.

III. Mangá no Brasil
Nesta última parte do livro, é citado o nosso país como um todo, algo que achei mais do que interessante. É feito uma retrospectiva de como o mangá chegou em nossas mãos através dos imigrantes japoneses, e dos primeiros desenhistas, e editores brasileiros de mangá, como o saudoso Minami Keizi (autor do Tupãzinho), e do grandioso Cláudio Seto, para mim um mestre brasileiro na arte do mangá nacional. Cláudio Seto tinha um peculiaridade de desenhar samurais, que remetia diretamente aos mangás. Também é citado das primeiras publicações brasileiras referentes a mangás, influências de Maurício de Souza com Osamu Tezuka, grupos grandes como a ABRADEMI é citado como proposta de reunir fãs pelo Brasil, e lógico, não podiam faltar várias referências também das publicações nacionais, e fanzines independentes. Até mesmo a obra financiada por fãs, via internet de Tools Challenger, por Max Andrade, é citada no livro. A pesquisa foi minuciosamente desenvolvida, e ficamos encantados com tanta coisa que o mercado brasileiro passou, até agora.

"Esse livro é uma pequena porta que leva um pouco mais dessas informações aos leitores, criando um registro e esperando ampliar as reflexões e debates sobre o mangá."
- Além dos olhos grandes / pág. 112

Antes que o livro acabe, temos mais uma enchente de informações essências para nos espelharmos em Além dos olhos grandes. Duas entrevistas, que me trouxeram muita satisfação em querer aprender cada vez mais sobre mangás. Uma com o já citado Minami Keizi, e outra com Vicente Cardoso (desenhista na Hyper Comix), ambas feitas em 2009, trazendo informações e atualizações recentes sobre os assuntos históricos que o Brasil viveu com quadrinhos nacionais em estilo mangá. Uma terceira entrevista, com Simonia Fukue (Fanzines da Zona de Sampa), conclui o projeto elaborado por Ana Carolina.

Página do Livro (Clique para ampliar)

A qualidade do livro é ótima, com capa brilhante, e o papel das páginas é aquele espelhado, de boa qualidade. Como 90% do livro é ilustrado com as imagens de três artistas, fica fácil fazer uma busca, folheando as páginas para encontrar o trecho que deseja ler. A maioria dos desenhos, são referências visuais a personagens famosos, então não será difícil para você achar seu personagem favorito, como Rurouni Kenshin, Astro boy, Goku, ou até mesmo o trio principal de Shingeki no Kyojin, reinterpretados nesta pesquisa. A primeira vista, tive uma impressão ruim, em ver que o livro tinha apenas 148 páginas, mas assim que comecei a ler,é tanta informação nele, que demora para se alcançar o seu final e isso se torna bem mais prazeroso. A cada página, parei para analisar os desenhos e a relação que tinham com o texto proposto, e isso foi muito gratificante.

Os desenhos dos artistas não são perfeitos, mas não deixaram nada a desejar. Cada um tem sua personalidade de traço, o que deixa mais interessante a leitura. Maxwell Alves tem uma arte bem detalhada em grafite e uma ótima diagramação. Juliano Henrique, utiliza de técnicas avançadas de HQ's para transpor tudo nas páginas com personagens marcantes. E Cristiano Procopio, responsável pelo último tema abordado, deixa tudo mais alegre e bem caricaturado, finalizando de um jeito tranquilo e sem falta de ilustrações. Juntando tudo isso ao texto narrativo super explicado de Ana Carolina, acredito que até mesmo os leigos, e iniciantes no mundo do anime e mangá irão compreender. 


Com tanto mangá em banca e artistas novos se destacando, é sempre interessante que tenhamos livros informativos e de pesquisa todos os anos, para as gerações futuras não se perderem diante das milhões de histórias em mangás que existem pelo mundo. E com certeza, Além dos olhos grandes é um destes livros do momento.


Onde Comprar Além dos olhos grandes
Como a obra é produzida independente, somente em livrarias específicas é encontrado o livro para venda. Segue algumas delas:

Lojas Físicas:
- Livraria Cultura (apenas São Paulo e Curitiba)
- Comix Book Shop (São Paulo)
- Itiban Comic Shop (Curitiba)

Lojas Online:
http://www.livrariacultura.com.br/p/alem-dos-olhos-grandes-33061603
http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=22100
http://www.gibistore.com/loja/categorias/didatico/alem-dos-olhos-grandes

Também tem como encomendar direto com os autores, pelo email miyoru.chan@gmail.com, ou visite a página do facebook do projeto, https://www.facebook.com/paginaaog



Além dos Olhos Grandes
Ana Carolina
Ilustrações por Maxwell Alves, Juliano Henrique & Cristiano Procopio
Revisado por Danusa Borges
Tamanho: 15x21 cm
R$ 30,00
Aproximadamente 150 páginas

ISBN 978-85-916730-0-1
2014 - Publicação Independente






Avaliação Geral
EXCELENTE - ÓTIMO - BOM - REGULAR - RUIM




Renato Urameshi Renato Urameshi 
Escreve sobre anime e mangá desde os tempos de clube por cartas. Leitor nostálgico da Animax e derivadas, gosta de discutir assuntos polêmicos e de fundo jornalistico | Google +

4 comentários:

  1. Realmente, esta difícil encontrar material de leitura sobre mangás e quadrinhos. Fui este último mês na Saraiva e não encontrei absolutamente nada sobre, somente livros literários. Pena que o mercado de livros de pesquisa como esse anda bem parado :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Laine, anda mesmo parado. Apesar dos livros mais famosos como por exemplo "O poder dos quadrinhos japoneses" ainda serem bem atuais, faz tempo que algum redator não lança uma obra de pesquisa inédita.

      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  2. Olá!!

    Já tinha lido sobre esse livro no blog Sushi POP, na época em que foi lançado. E como odeio comprar pela internet (só e-book mesmo), vou colocá-lo como objetivo numa próxima visita a Comix Book Shop (que eu espero não demore a acontecer). rsrsrsrs

    Com a sua resenha deu para conhecer bastante a obra. Outro que estou atrás e pode ser considerado um ás é o Mangá - O poder dos quadrinhos japoneses da Sonia!! rsrsrs

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natália!

      Obrigado pelo comentário, e olha, pessoalmente eu recomendo "O poder dos quadrinhos japoneses" na sua estante. Ele foi a base para a produção da maioria das posteriores pesquisas, inclusive Além dos olhos grandes, tem este livro em suas referencias bibliográficas. Quando tiver um tempo vou tentar resenhá-lo também. Até mais!

      Excluir

Deixe seu comentário sobre a leitura acima! Críticas educadas serão bem vindas!

Que bom que você veio! Obrigado pela visita!
Textos Originais. Leitura Inteligente.
Leitura Oriental (2014) Fan-site sem fins lucrativos.
Que cria conteúdo para fãs, ou apenas reproduz oque está na internet mundial. Links de sites de terceiro não são considerados reproduções nossas, e são de inteira responsabilidade do site que o link acessa.

Links Externos