terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Você votou! Você participou! Agora conheça os vencedores da pesquisa dos Melhores da Net do ano de 2014!

Olá galera que acompanha ao Leitura Oriental! antes de mais nada quero agradecer aqui rapidinho aos amigos e colegas que divulgaram, de forma direta ou indiretamente (apenas compartilhando em suas redes sociais)  a pesquisa

Foram 183 votos em 10 dias em que a pesquisa esteve no ar. Todos os votos foram considerados votos únicos, pela eliminação de e-mails duplicados. Abaixo você confere os 3 primeiros colocados de cada sessão com comentários e no final do post o link para download da lista em PDF, para quem quiser poder formatar e introduzir em seu site, blog, fórum ou outro meio de editoriamento publico.

Os Melhores da Net 2014
Parabéns aos vencedores!

melhor série de mangá
1º - Vinland Saga (Panini)
2º - Assassination Classroom (Panini)
3º - MAGI - O Labirinto da magia (JBC)
Como previsto, a disputa iria ficar entre as surpresas "boas" do mercado editorial neste último ano. E Vinland Saga desde o começo já era uma aposta para melhor mangá lançado em 2014. A JBC conseguiu um terceiro lugar com Magi, atrás de dois títulos da Panini.

melhor mini-série de mangá
1º - Prophecy (JBC)
2º - Drifters (Nova Sampa)
3º - All You Need Is Kill (JBC)
A saga do Homem-Jornal conquistou não só os fãs de mangá. Vários colecionadores de HQ's também pegaram Prophecy e tiveram uma ótima impressão sobre os mangás. Uma surpresa para mim, pelo menos foi Drifters. O título apenas com 3 volumes com publicação lenta no Japão conseguiu pegar o segundo lugar.

melhor volume unico
1º - O cão que guarda as estrelas (JBC)
2º - Hideout (Panini)
3º - Tsumitsuki (JBC)
Parabéns a JBC que lançou O cão que guarda as estrelas apenas em livrarias e conseguiu atingir um ótimo público que compra em banca. Talvez no futuro seria bom eles fazerem como fizeram com Thermae Romae, e mandar para as bancas daqui a uns meses.


melhor spin-off
1º - Battle Royale: Angels' Border (NewPOP)
2º - Soul Eater NOT (JBC)
3º - K-On! Colégio (NewPOP)
A história separada da série de sucesso da Conrad, Angels Border foi lançada pela NewPOP com aquele papel e edição que todo mundo ama. Soul Eater NOT apesar de repulsa dos fãs da série original, conquistou o segundo lugar.

melhor relançamento
1º - Berserk (Panini)
2º - Yu Yu Hakusho (JBC)
3º - Vagabond (Nova Sampa)
E o que a pesquisa de mercado nacional de mangás não fez, aqui tiramos um pequeno "desempate" entre os dois relançamentos principais do ano. Berserk venceu Yu Yu. Sua edição bem trabalhada com capa brilhante iluminou as bancas e se esgota a cada edição que é lançada. Será que os valores no caixa da Panini, vai fazer ela pensar em relançar Bleach?

melhor hq nacional em estilo mangá
1º - HENSHIN! Mangá 2014 (JBC)
2º - Helena (NewPOP)
3º - Fazendo Meu Filme Em Quadrinhos (Nemo)
Tivemos apenas 3 títulos lançados no ano passado. Msas a que brilhou mesmo foi a empreitada da JBC em ajudar desenhistas profissionais a mostrarem sua arte. Henshin Mangá é o melhor quadrinho nacional em estilo mangá lançado em 2014.

melhor editora
1º - Panini
2º - JBC
3º - NewPOP
Eui particularmente prefiro a JBC, com a sua periodicidade mensal, mas a maioria escolheu o jeito bimestral de se trabalhar da Panini. Talvez os títulos mais famosos tenham pesado nesta escolha do público.

melhor editor
1º - Cassius Medauar (JBC)
2º - Marcelo Del Greco (Nova Sampa)
3º - Beth Kodama (Mythos/Panini)
O jeito transparente de falar com o público no Henshin Online posso ter sido influenciado nesta votação. Mas o que é certo mesmo dizer, é que Cassius Medauar mudou todo o perfil de uma editora que entrou de cabela em redes sociais e mídia pública.

melhor tradutor
1º - Arnaldo Massato Oka
2º - Lídia Ivasa
3º - Edward Kondo
Ser tradutor praticamente é reinventar o roteiro de um mangá. é criar frases novas, populares e que marquem uma geração. Parabéns aos três mais votados, e aos que não estão neste podium, nosso muito obrigado mesmo assim, por trazerem muita emoção nas páginas dos mangás que tanto amamos.

melhor anuncio para 2015
1º - No Game No Life (NewPOP)
2º - Gigantomakhia (Panini)
3º - Nanatsu no Taizai (JBC)
Tantos mangás lá no Japão, tantos mangakás e o melhor anuncio para mangá de 2015 foi uma obra feita por um brasileiro! é o Brasil marcando presença no mercado brasileiro e japonês.

Categorias Especiais 

melhor site de news
1º - AnimePró
2º - JBox
3º - ANMTV
Fazer um site que traga notícias quentinhas da terra do sol nascente não é fácil, e o trabalho que um site de news tem, precisa ser respeitado. A tradicional AnimePró conseguiu ser a mais votada, e logo atrás mais dois grandes sites, JBox e ANMTV.

melhor revista
1º - Neo Tokyo (Editora Escala)
2º - Anime DO (Editora Escala)
3º - Herói Z (Nova Sampa)
Há muito tempo que a NeoTokyo vem dominando o mínimo nicho de revistas informativas nas bancas. Tem até uma versão digital para vender no site da escala. Parabéns as mais de 100 edições que compoem a revista, e uma saldação mais que honrosa ao segundo lugar, a saudosa Anime DO que se despediu de nós este ano.



Lista de vencedores sem imagens e sem comentários (PDF)




Espero que tenham curtido a mais esta pesquisa, e não deixem de nos acompanhar em mais um ano de mangás e animes por aqui!

2 comentários:

  1. Podiam ter ficado com dó da Anime DO e terem votado nela como melhor revista

    Anime DO R.I.P. :X

    ResponderExcluir
  2. Concordo com todos as categorias, menos a de tradutor.

    Edward Kondo traduz de uma forma mais fiel ao diálogo e sotaque japonês que qualquer outro tradutor que já acompanhei.

    Muito boa esta lista, gostei muito.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre a leitura acima! Críticas educadas serão bem vindas!

Que bom que você veio! Obrigado pela visita!
Textos Originais. Leitura Inteligente.
Leitura Oriental (2014) Fan-site sem fins lucrativos.
Que cria conteúdo para fãs, ou apenas reproduz oque está na internet mundial. Links de sites de terceiro não são considerados reproduções nossas, e são de inteira responsabilidade do site que o link acessa.

Links Externos