domingo, 21 de dezembro de 2014

Chegando mais um resultado da pesquisa mensal de mercado nacional de mangás! Dos 29 títulos que foram apresentados na pesquisa, qual se saiu melhor posicionado? Vamos descobrir.

O resultado desta pesquisa é o resultado de uma ajuda entre vários sites e blogs com o blog AnimePortfólio (veja os sites participantes e como participar da pesquisa aqui).

A tabela que é divulgada aqui mensalmente, está liberada para ser postada em qualquer site participante do projeto. Lógico, somente não esquecendo de dar os devidos créditos.

Dados da Pesquisa
- A pesquisa foi feita entre 19 de novembro a 18 de dezembro de 2014, em 10 sites e blogs (Anime PortifólioAnimeCoteEcchi Must DieOtaku InsideOnly good animesMangatomNaty in WonderlandNetoinBlog do Gusta e Leitura Oriental). Os dados enviados a planilha após esta data, não serão contabilizados por nossa equipe.
- Foram recolhidas informações de 177 internautas. Sendo que 140 informaram ser do sexo Masculino, e 35 informaram ser do sexo Feminino. Dois internautas não quiseram informar.
- Dos internautas, 12,9% deles tinham entre 10 a 15 anos62,1% tinham entre 16 a 24 anos, 17,5% tinham entre 25 a 30 anos, e 7,3% tinham mais de 30 anos
- Com intenção de proteger a venda dos menos populares, o mangá que ficou em último lugar (26º) não terá sua porcentagem exata divulgada pelo Leitura Oriental.
6 dos 177 internautas  não escolheram nenhum mangá na pesquisa.

Os mangás mais desejados para comprar
11/2014
Votos
(%)
Yu Yu Hakusho #2 (JBC)
49,1%
Ataque dos Titãs #7 (Panini)
47,4%
Assasination Classroom #3 (Panini)
45,7%
All You Need is Kill #1 (JBC)
42,9%
One Piece #34 (Panini)
36,1%
Magi – O Labirinto da Magia #5 (JBC)
36,1%
Rurouni Kenshin #24 (JBC)
30,5%
Lúcifer e o Martelo #6 (JBC)
27,1%
Kuroko no Basket #5 (Panini)
24,2%
Só Você Pode Ouvir #1 (Volume Único) (JBC)
23,7%
10º
Dragon Ball #31 (Panini)
20,9%
11º
Neon Genesis Evangelion #14 (JBC)
20,3%
12º
BTOOOM! #10 (JBC)
19,2%
13º
Sailor Moon #8 (JBC)
14,6%
14º
Sankarea #5 (Panini)
14,1%
15º
Tutor Hitman Reborn #15 (Panini)
13,5%
16º
Beelzebub #14 (Panini)
12,4%
17º
High School DxD #1 (Panini)
10,7%
Soul Eater NOT! #1 (JBC)
10,7%
18º
Doubt #3 (JBC)
10,1%
19º
After School of the Earth #2 (JBC)
9,6%
20º
Sora no Otoshimono #18 (Panini)
9,0%
21º
Neon Genesis Evangelion (meio tanko) #27 (JBC)
8,4%
22º
Kingdom Hearts: 358/2 Dias #2 (Abril)
5,6%
Naruto Pocket #54 (Panini)
5,6%
23º
Dawn - Tsumetai Te #2 (Nova Sampa)
5,0%
24º
Ikkitousen #8 (Segunda Temporada vol. #2) (Nova Sampa)
3,9%
25º
Queen's Blade - Exiled Warrior #2 (Nova Sampa)
3,3%
26º
Super Onze #24 (JBC)
Abaixo de 3,0%


A JBC conseguiu estabilizar um ótimo mercado em cima da gigante italiana Panini. Só pudemos ter esta afirmação este mês, onde Berserk estava em off, fazendo com que Yu Yu Hakusho conseguisse mais um 1º lugar em cima dos títulos Ataque dos Titãs e Assassination Classroom. Resta saber agora, depois do alvoroço do relançamento do mangá de Yusuke e Cia, se ele vai se manter em cima de Berserk ou não.

All You Need is Kill, mesmo tendo um formato de tanko original (pouco usado atualmente nas editoras brasileiras) e dividido em dois volumes por aqui (no Japão foi lançado em volume único), merece um parabéns, conseguiu ser o segundo título mais vendido da editora JBC. One Piece continua firme e forte nos primeiros lugares, e na minha humilde opinião de leitor/crítico, continuará até o final de seu legado. One Piece é um fenômeno no Japão e com certeza já trouxe toda sua magia para cá também.

Agora falando sobre a terceira editora deste rank, a Nova Sampa, que está trazendo muitos títulos mensalmente, diferente do que fazia a um tempo atrás. Apesar das posições baixas, acredito que com a continuação de Gurren Lagann, o lançamento da mini-saga underground Variante, e ainda mais para frente trazendo de volta Vagabond volume 1, vai conseguir se manter um pouco mais em cima, como fez à uns meses atrás, com Drifters.

Muitos amigos meus que leem esta sessão sempre me indagam sobre Super Onze e sua baixa popularidade na lista. Lembre-se muito bem, que quando Super Onze foi anunciado, a JBC disse que tentaria fazer algo diferente com ele, um projeto que tentaria ampliar mais o conhecimento do leitor mirim que lê gibis infantis, ao universo do mangá. Esta pesquisa por mais que seja divulgada a um grande publico de leitores, não chega nem perto de ser apresentado ao público alvo de publicações de mangá infantil, como Super Onze e Pokemon. Então não podemos fazer julgamentos precipitados sobre o título, por mais que pareça óbvio o seu fracasso. Prova disso é Naruto, que mesmo estando abaixo dos dez mais, colegas meus vivem dizendo que estão colecionando o mesmo.


E mais uma vez venho pedir para participarem da pesquisa sobre o Mercado Nacional de Mangás, agora baseado neste mês de Dezembro. Quanto mais pessoas responderem, maior será a vericidade dos resultados.

Ajude-nos a entender o mercado nacional de mangás


Aproveitando esta sessão bem acessada e privilegiada, gostaria de convidar a todos os nossos leitores á participarem de uma outra pesquisa. O EMD Awards acontece todos os anos dentro do blog EMD, e acreditem, no PodCast que eles apresentam após os resultados obtidos, muitos comentários relevantes são apresentados ao público que curte animes, mangás e cultura pop oriental. A pesquisa poderá ser respondida dentro do próprio blog do EMD, neste link.


Obrigado a todos! Até breve!




Renato Urameshi Renato Urameshi 
Escreve sobre anime e mangá desde os tempos de clube por cartas. Leitor nostálgico da Animax e derivadas, gosta de discutir assuntos polêmicos e de fundo jornalistico | Google +

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a leitura acima! Críticas educadas serão bem vindas!

Que bom que você veio! Obrigado pela visita!
Textos Originais. Leitura Inteligente.
Leitura Oriental (2014) Fan-site sem fins lucrativos.
Que cria conteúdo para fãs, ou apenas reproduz oque está na internet mundial. Links de sites de terceiro não são considerados reproduções nossas, e são de inteira responsabilidade do site que o link acessa.

Links Externos