terça-feira, 4 de novembro de 2014

Escrita por Garon Tsuchiya e ilustrada por Nobuaki Minegishi, os oito volumes do mangá Old Boy trazem uma sensação de prazer de leitura que somente as mais famosas das histórias poderiam trazer! Confira nossa Resenha sobre todos os volumes publicados aqui no Brasil pela Nova Sampa.

Old Boy é um mangá do gênero Seinen, escrito por Garon Tsuchiya e desenhado por Nobuaki Minegishi. Lançada em 1996 no Japão pela revista Weekly Manga Action, da editora Futabasha. A história do mangá teve tanta repercussão e sucesso, que um filme coreano foi produzido em 2003, e agora em 2014, uma produção americana também veio para o público. A Editora Nova Sampa trouxe este título ao Brasil em janeiro de 2013, sendo finalizado em agosto deste ano com seus 8 volumes em tanko.

Nosso protagonista é o homem truculento e de poucas palavras Shinichi Gotou. Também, ele tem um grande motivo o porque se expressar pouco no meio da sociedade. No começo da história, vemos Gotou dentro de um quarto, sendo dominado por homens misteriosos,  e colocado em uma mala, solto em um parque com a roupa do corpo e com mil ienes no bolso (em torno de 20 reais). Ao decorrer das páginas dos primeiros capítulos vemos oque realmente ocorreu com Gotou.

Dez anos atrás, ele foi raptado e colocado em um tipo de prisão particular, sem ao menos saber o porque, nem quem o colocou lá. Durante esses 10 anos, confinado, só tinha como amiga uma televisão e uma cama. Dentro desse tempo, mesmo ele não sabendo das intenções desse encarceramento, somente um pensamento passava na sua cabeça, se algum dia ele saísse dali iria descobrir quem o prendeu, e se vingar. E este dia finalmente chegou. Agora, com quase nenhuma pista sobre seus sequestradores, Shinichi Gotou precisa tentar buscar por respostas, mesmo que elas possam arriscar novamente sua liberdade. Afinal, após dez anos preso em um lugar sem janelas, sem comunicação, foi a única coisa que restou de sua vida, somente sua liberdade.
Quarto onde Shinichi Gotou ficou dez anos preso (página dupla do volume 1) (Clique para ampliar)
É incrível como demorei tanto para conhecer esta série. Ela devia ser lida por todos que querem conhecer realmente o poder de contar histórias pelos japoneses. Como o personagem não é muito de falar no mangá, seria difícil para muitos fazer um mangá com cenas em sequência, que explicasse o desenrolar da história. Mas em Old Boy não. Nobuaki Minegishi faz isso de uma forma tão mágica, que você entende tudo que ele desenha nas páginas, sem ao menos precisar ler. Os quadros são bem construídos, as cenas bem desenhadas e detalhadas. Parece até que você esta vendo um filme de hollywood. As cenas de ação não apelam demais, e o mistério que envolve o personagem principal, é muito bem explorado. Em determinado momento, mesmo descobrindo o responsável de prender Gotou, a história te mostra que ainda há mais para se descobrir, para se aventurar. A cada mistério resolvido, um novo se confunde entre os acontecimentos, e faz você refletir por horas á tentar adivinhar o final desta trama.

Algo que também me chamou a atenção é o modo como eles tratam o crescimento do personagem principal. Com apenas 20 reais e as roupas do corpo, oque você faria, em uma cidade que não via a 10 anos ? Com esse pensamento a história se entrega em cima de necessidades, como conseguir um lugar para dormir, trabalhar, e ainda não chamar a atenção para a investigação, por exemplo, as origens do local onde ele foi preso. As pessoas com quem relaciona, namoradas, amigos, todos são suspeitos, até que provem o contrário. O inimigo sabe onde você está, mas você não. Esse é a estratégia que precisa ser vencida e derrotada no enredo.

Como este é um título antigo por assim dizer (1996), não concordo em acusar a Nova Sampa de fazer um material de má qualidade. Se você comparar com edições da época de Old Boy, publicadas no Brasil, vai ver que o papel de maior qualidade não poderia consertar erros de impressão daquele tempo. O logo envelhecido, com letras grandes e pequenas, destacam o conteúdo do que está por vir dentro do mangá. Achei a lombada dos oito volumes uma das melhores feitas pela Sampa, bem impactante, quando a coleção se completa na estante (pelo menos na minha deu bastante destaque). 
Edição Brasileira de Old Boy - Editora Nova Sampa (Clique para ampliar)
Apesar de não for contra colocar patrocínios no final das edições (isso pode salvar um título de ser cancelado caso tenha poucas vendas), eles deviam trocar uma página dessa, por algum texto informativo sobre a obra. O editor Marcelo Del Greco poderia escrever, algo como dificuldades e curiosidades sobre a produção do mangá. Notas explicativas trazem sempre muito valor a obra em um todo. Eles poderiam por exemplo terem feito um pequeno resumo da história e dizer que a obra rendeu um bom filme coreano, ganhador de vários prêmios, algo que enriqueceria a obra como um todo.

Thomas Isogawa e Karen Kazumi Hayashida são os tradutores responsáveis pela obra. Ainda não conhecia o trabalho do thomas, mas não me decepcionei nem um pouco. A Karen costuma prestar serviços de tradução para mais de uma editora e sempre é bem responsável no que faz. Todos os textos são bem compreensíveis, e há observações sempre que um termo japonês é utilizado.

A publicação foi finalizada este ano no seu oitavo volume, mas ainda é fácil encontrar o box com as 4 primeiras edições deste mangá em livrarias, lojas online e até algumas bancas. Recomendo fortemente a série para quem tem os mangás em suas vidas como forma de estudo e paixão. Old Boy é um daqueles títulos que devem ser estudados, explorados, e dados como exemplo em discussões de grupo. A Nova Sampa ganhou meu respeito com a publicação desta obra, e com certeza, vai agradar a quem ler e curtir um Seinen de alta qualidade.


Old Boy #1 ao #8
Garon Tsuchiya / Nobuaki Minegishi
Tamanho: 13,5x20,5 cm
R$10,90 cada edição
Aproximadamente 192 páginas cada edição

Tradução

ISBN 978 858 595 991-3
Publicado em 2013. Finalizado em Agosto de 2014
Tradução - Thomas Isogawa e Karen Kazumi Hayashida




Avaliação Geral
EXCELENTE - ÓTIMO - BOM - REGULAR - RUIM




Renato Urameshi Renato Urameshi 
Escreve sobre anime e mangá desde os tempos de clube por cartas. Leitor nostálgico da Animax e derivadas, gosta de discutir assuntos polêmicos e de fundo jornalistico | Google +

3 comentários:

  1. Olá!!

    Eu quase comprei o box com a "primeira temporada". Só faltou mesmo os poderes!

    Meus chefes leram justamente por conhecerem o filme coreano. E eu fiquei intrigada. É uma pena que com a quantidade de títulos que eu compro não pude inserir Old Boy. =/

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Após assistir ao filme Natália, me deparei com um final totalmente diferente do mangá. Isso pode trazer confrontos de opiniões entre quem lê primeiro o mangá ou vê o filme primeiro.

      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  2. O final deste mangá é horrível! Após o Ousama-Game, foi a maior decepção que tive em mangás publicados no BR. Mas como os outros 7 volumes da obra merecem extremamente a leitura, ainda vale o entretenimento xD

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre a leitura acima! Críticas educadas serão bem vindas!

Que bom que você veio! Obrigado pela visita!
Textos Originais. Leitura Inteligente.
Leitura Oriental (2014) Fan-site sem fins lucrativos.
Que cria conteúdo para fãs, ou apenas reproduz oque está na internet mundial. Links de sites de terceiro não são considerados reproduções nossas, e são de inteira responsabilidade do site que o link acessa.

Links Externos