sexta-feira, 17 de outubro de 2014

E trazendo os resultados da pesquisa referente ao mês de Setembro de 2014 sobre o mercado brasileiro de mangás. Magi e Assassination continuam vendendo bem, juntos com Shingeki no Kyojin. A lista com os títulos mais desejados do mês você confere neste super top 25!

E cá estamos aqui novamente! Antes de mais nada gostaria de agradecer em nome da equipe do LO todos os elogios que estamos recebendo pelo Projeto deste Top. Agradecer ao AnimePortfólio pela criação e parceria no projeto, e aos sites participantes. Sem eles este post não seria um sucesso e nem existiria! Não esqueçam de sempre responder a pesquisa, visitando a nossa página do projeto (o formulário de outubro já está lá), e também prestigiar os sites participantes (os links estão lá na página também).

E dando também um novo aviso: A tabela que é divulgada aqui mensalmente, está liberada para ser postada em qualquer site participante do projeto. Lógico, somente não esquecendo de dar os devidos créditos. Como diz o Marcelo Rezende, dá trabalho pra fazer!

Dados da Pesquisa
- Foram recolhidas informações de 180 internautas. Sendo que 149 informaram ser do sexo Masculino28 informaram ser do sexo Feminino, e 3 não quiseram informar.
- A pesquisa foi feita entre 16 de setembro a 16 de outubro de 2014, em 9 sites e blogs (Anime PortifólioAnimeCoteEcchi Must DieOtaku InsideOnly good animesMangatomNaty in WonderlandNetoin e Leitura Oriental).
- Dos internautas, 6,6% deles tinham entre 10 a 15 anos66,6% tinham entre 16 a 24 anos20,5% tinham entre 25 a 30 anos, e 6,1% tinham mais de 30 anos
- Com intenção de proteger a venda dos menos populares, os mangás que ficaram nos últimos lugares (do 26º ao 27º) não terão suas porcentagens divulgadas pelo Leitura Oriental.
8 dos 180 internautas  não escolheram nenhum mangá na pesquisa.

Os mangás mais desejados para comprar
(09/2014)
Votos
(%)
Ataque dos Titãs #6 (Panini)
51,6%
Assasination Classroom #2 (Panini)
42,7%
Magi – O Labirinto da Magia #03 (JBC)
40,5%
One Piece #32 (Panini)
36,1%
Lúcifer e o Martelo #04 (JBC)
35,5%
O Cão que Guarda as Estrelas (Volume Único) (JBC)
31,1%
Rurouni Kenshin #22 (JBC)
30,5%
Dragon Ball #29 (Panini)
28,8%
Kuroko no Basket #3 (Panini)
25,5%
10º
Henshin Manga (Volume Único) (JBC)
24,4%
11º
Love Hina Esp. #10 (JBC)
22,2%
12º
Sailor Moon #06 (JBC)
21,6%
13º
Beelzebub #13 (Panini)
20,0%
14º
Sankarea #4 (Panini)
18,8%
BTOOOM! #08 (JBC)
18,8%
15º
Puella Magi Oriko Magica #2 (NewPOP)
17,7%
16º
Fairy Tail #44 (JBC)
16,1%
17º
Tutor Hitman Reborn #13 (Panini)
15,5%
18º
Psychic Detective Yakumo #10 (Panini)
15,0%
19º
Battle Royale: Angels' Border (Volume Único) (NewPOP)
13,8%
20º
Kimi ni Todoke #21 (Panini)
12,2%
CDZ – The Lost Canvas Gaiden #10 (JBC)
12,2%
21º
Sora no Otoshimono #17 (Panini)
11,6%
22º
Street Figther: Sakura Ganbaru #1 (NewPOP)
11,1%
23º
Freezing #24 (JBC)
10,5%
Rabbit Doubt #1 (JBC)
10,5%
24º
Corpse Party Musume #2 (NewPOP)
10,0%
Triage X #7 (Panini)
10,0%
25º
Nura – A Ascensão do Clã das Sombras #24 (JBC)
7,7%

Outros 3 títulos do mês de setembro
Abaixo de 3,3%

Muito legal como o mangá Assassination Classroom, tão desconhecido pela grande massa de otakus esteja entre os primeiros aqui no Brasil. A história mesmo não tendo grandes fãs brasileiros, consegue ficar no topo por mais este segundo volume. E como eu sempre falo aos amigos, mangá que continua vendendo bem após o primeiro volume é mangá bom! Exemplos disso é a grande vendagem de One Piece e Shingeki no Kyojin, líder de vendas sempre que aparece no checklist.

Dando uma pequena virada de mercado, a Editora JBC, diferente do mês agosto, teve muitos títulos entre os 10 primeiros, conseguindo uma parilidade com a gigante Panini, que praticamente dominou as pesquisas anteriores. Magi continua vendendo super bem, se mantendo no topo e se auto-intitulando o carro chefe da Editora de Cassius Medauar.

Outra surpresa foi a grande subida que Lúcifer e o Martelo, teve em relação a pesquisa do mês passado. Em agosto a intenção de compra do volume era de 22,2%, na 10ª posição. Este mês Lúcifer e o martelo volume 4, entra em seu clímax de história e dispara para 5º lugar, com 35,5%, seguido do lançamento de livraria, belíssimos 31,3% com O Cão que guarda as estrelas, e Rurouni Kenshin.

Doubt, o possível sucessor de Diário do Futuro e Senhor dos Espinhos, não teve tanto alarde, ficando em 23º lugar nas intensões de voto, algo que me deixa triste, porque gostei muito da história e gostaria que tivesse o mesmo "Boom" que Prophecy teve. Vai entender os leitores...

E pra terminar as observações, uma salva de palmas mais que especial para a Antologia Henshin Mangá 2014. Única publicação nacional em formato mangá do mês, em uma posição invejável para nomes de peso como Street Fighter, CDZ, Love Hina, e Sailor Moon. Os vencedores do BMA tiveram 24,4% de intenção de compra, ficando entre os 10 mangás mais desejados dos nossos visitantes. Já dá até pra apostar que a segunda edição do concurso poderá acontecer mais rápido que o esperado, pela grande aceitação do público.

Resultado da Pergunta Extra: 
Quantos mangás você costuma comprar por mês?

- Menos de 5: (42,7%)
- 5 a 10: (32,7%)
- 10 a 15: (13,8%)
- 15 a 20: (5,0%)
- Mais de 20: (2,7%)
- Não responderam: (2,7%)



E mais uma vez venho pedir para participarem da pesquisa sobre o Mercado Nacional de Mangás, agora baseado neste mês de Outubro. Quanto mais pessoas responderem, maior será a vericidade dos resultados.

Ajude-nos a entender o mercado nacional de mangás

Obrigado a todos! Até breve!


Renato Urameshi Renato Urameshi 
Escreve sobre anime e mangá desde os tempos de clube por cartas. Leitor nostálgico da Animax e derivadas, gosta de discutir assuntos polêmicos e de fundo jornalistico | Google +

9 comentários:

  1. Nossa, pensei que Doubt ia ficar entre os 10...

    Todos os mangás que coleciono estão entre os 10+

    ResponderExcluir
  2. Acredito que Yu Yu Hakusho da JBC dê uma "pesada" no jogo em cima da Panini. O tio Cassius anda divulgando muito o mangá e isso sempre funciona. Magi é mágico, mas me incomoda um título tão "bobo" e simples ficar entre os primeiros. Os leitores não querem mais boas leituras, e sim boa diversão. Ataque dos Titãs é um vício, assim como OP e Classroom (bem conhecido nas páginas da Jump). É óbvio que títulos assim estejam entre o topo.

    "Outros 3 títulos do mês de setembro - Abaixo de 3,3" - ISSO INCLUIU NARUTO POCKET? OMG, se essa pesquisa espelha mesmo o mercado, a Panini deve ter soltado fogos de artificio quando anunciaram o fim do mangá.

    Anyway... Essa pesquisa sempre me interessa, parabéns a todos os otakus envolvidos no projeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A falta de interesse por naruto deve se dar ao fato de ser o mangá mais lido gratuitamente na internet. @-)

      Excluir
    2. Faz tempo que Naruto anda em baixa nesta pesquisa Bronca, se você olhar as anteriores vai ver que não é tão intencionado com votos (p)

      Excluir
  3. Renato, só corrigindo, não seria Doubt apenas, e não Rabbit Doubt?

    Fora isso, pesquisa muito boa como sempre! E minhas compras, fora o Reborn, sempre ficam em primeiro kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Glésio tudo bem?

      Falha minha. É que desde que foi anunciado o título em minha cabeça vem sempre o "Rabbit" e já escrevi assim em vários textos. Corrigido!

      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  4. Olá!!

    Taí uma coisa que eu gostaria de fazer em meu blog. Já que eu divulgo as novidades, poderia comentar o resultado delas nas bancas. Mas o que fazer com a preguiça? Rssrsrsrs

    O jeito como você coloca o resultado deixa a coisa toda tão divertida de ler.

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natália!

      Realmente a preguiça é o inimigo do trabalho! Sei como é, porque dá um trabalhão fazer esse artigo mensalmente >.<

      Não se esqueça que se quiser resenhar os resultados, e divulgar a tabela, pode fazer, já que é parceira do projeto ;)

      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  5. Estão de parabéns pela matéria, nunca pensei em encontrar noticias desse jeito sobre mangas que adoro tanto. Continuem com o ótimo trabalho. :D

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre a leitura acima! Críticas educadas serão bem vindas!

Que bom que você veio! Obrigado pela visita!
Textos Originais. Leitura Inteligente.
Leitura Oriental (2014) Fan-site sem fins lucrativos.
Que cria conteúdo para fãs, ou apenas reproduz oque está na internet mundial. Links de sites de terceiro não são considerados reproduções nossas, e são de inteira responsabilidade do site que o link acessa.

Links Externos