sábado, 19 de julho de 2014

O criador de Hellsing, Kouta Hirano está de volta nas bancas brasileiras com mais um mangá cheio de ação. Drifters traz guerras, batalhas sangrentas e pitadas de humor misturadas com muita história antiga.
Drifters - Lutas Históricas com um autor já conhecido

Em junho de 2014 a editora Nova Sampa, após um tempo anunciando, colocou nas bancas o mangá Drifters, de Kouta Hirano, autor do famoso Hellsing. O mangá está em andamento no Japão com 3 volumes e tem o lançamento de seus capítulos vagarosamente na Shōnen Gahosha. O Leitura Oriental leu Drifters volume 1 e agora você vai conhecer conosco esse novo título.

O ano é 1.600 no Japão dos grandes guerreiros. Shimazu Toyohisa é um soldado lutando em meio a batalha de Sekigahara que ocorreu no mesmo ano. Após enfrentar de cara um grande exército, mesmo gravemente ferido consegue derrotar o Lorde comandante da tropa inimiga. Na beira da morte, Toyohisa anda sobre um campo olhando para o chão. Quando se dá conta, não está mais na guerra e sim num estranho corredor com várias portas e um atendente lendo um jornal. Toyohisa se assusta e sem pensar resolve dar meia volta. Ele caí em um mundo misterioso e diferente do que estava, desmaiando em seguida. Dois seres que se assemelham a Elfos com um idioma estranho carrega o jovem guerreiro para a floresta, sendo resgatado este por um estranho guerreiro. Toyohisa acorda, já um pouco recuperado de seus ferimentos, e se depara com mais dois guerreiros japoneses, Oda Nobunaga, um comandante da guerra do periodo Sengoku, aparentemente morto em 1.528, e um jovem que diz ser Nasu no Yoichi, também morto em batalha no ano de 1.190 nas Guerras Genpei. Mesmo não acreditando que aqueles em sua frente seriam quem eles se declararam, já que historicamente seria impossível, resolve ficar com a dupla e até resolve fazer vingança em nome dos seres que o salvaram, lutando contra um grupo de soldados que estão a destruir a aldeia dos Elfos.

Drifters
Vários personagens históricos de várias épocas e países compõem o ambiente de Drifters
Conforme a história é desenrolada, conhecemos ao longo dos primeiros capítulos que mais guerreiros de outras épocas estão neste misterioso mundo, e são chamados de Drifters. Um mundo que praticamente traga todo o tipo de guerreiro de todas as épocas, com sede de vingança antes de sua morte para ser redimido, parecendo um verdadeiro estacionamento para guerreiros famosos. Uma guerra está se formando entre um grupo chamado de Ends, que são Drifters que preferiram atacar em nome do misterioso Rei Negro, e os Outubrinos, que são Drifters que lutam contra os ataques dos Ends. Olmine, uma maga outubrina aparece diante de Toyohisa, Nobunaga e Nasu e os convida para ajudar a derrotar os Ends.

A boa sacada que Kouta Hirano faz com este título é misturar vários guerreiros já famosos, de histórias contemporâneas em suas formas mais vingativas. Só no meio do volume 1 podemos nos deparar com personalidades famosas como a revolucionária Joana D'arc, a princesa russa Anastasia, os bandidos do faroeste Butch Cassidy e Sundance Kid, e até mesmo uma breve apariação de Adolf Hittler nos rascunhos do autor, como um  prelúdio de que ele também estará no pano de fundo da história.

Foto da Edição Brasileira - Editora Nova Sampa
Foto da Edição Brasileira - Editora Nova Sampa (Clique para ampliar)
Sobre a edição brasileira feita pela Nova Sampa temos alguns pontos a falar. Diferente do que anda acontecendo com as impressões dos mangás da editora, recebendo até pontos negativos e críticas fortes dos leitores, devo dizer que diferente de outros, a publicação que a Nova Sampa fez em Drifters melhorou muito. As mais de 200 páginas do 1º volume estão bem mais nítidas que outros títulos da empresa, e a impressão não é ainda a melhor do país, mais está boa para se fazer a coleção. As únicas páginas que notamos perda consideravel de qualidade foram as 4 primeiras por serem transcrições PB das originais coloridas. As duas contra-capas foram bem trabalhadas, a da frente com o índice de capítulos e a do final com uma mensagem bem "pervetida" do autor (só lendo para entender). 

A tradução do Alberto Harafuji tem inúmeras notas explicativas com fatos históricos das falas e dos guerreiros Drifters, e sem essas notas, podem apostar, seria impossível de se compreender todo o fundo histórico que Drifters tenta representar. Os títulos dos dois primeiros capítulos foram adaptados para melhor compreensão, algo que achei desnecessário, mas que não atrapalha em nada a leitura. Ao final do mangá, o autor Kouta Hirano faz suas próprias apresentações e brincadeiras dos personagens principais, como um singelo rascunho de mangaká, com notas pessoais e etc. A arte de Hirano apesar de não impressionar muito, se sobressai na hora das cenas de lutas e detalhes gerais das sequências. 


Drifters # 1
Kouta Hirano
Tamanho: 13,5x20,5 cm
R$12,90
Aproximadamente 216 páginas

ISSN 789 778 016 905-7
Junho de 2014 - Editora Nova Sampa
Edição - Marcelo Del Greco
Arte - José Carlos Assunção
Tradução - Alberto Harafuji


Avaliação Geral
EXCELENTE - ÓTIMO - BOM - REGULAR - RUIM



Renato Urameshi Renato Urameshi 
Escreve sobre anime e mangá desde os tempos de clube por cartas. Leitor nostálgico da Animax e derivadas, gosta de discutir assuntos polêmicos e de fundo jornalistico | Google +

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a leitura acima! Críticas educadas serão bem vindas!

Que bom que você veio! Obrigado pela visita!
Textos Originais. Leitura Inteligente.
Leitura Oriental (2014) Fan-site sem fins lucrativos.
Que cria conteúdo para fãs, ou apenas reproduz oque está na internet mundial. Links de sites de terceiro não são considerados reproduções nossas, e são de inteira responsabilidade do site que o link acessa.

Links Externos