segunda-feira, 19 de maio de 2014

Chave que guarda o poder das Trevas, mostre seus verdadeiros poderes sobre nós. E ofereça-os a valente Sakura que aceitou essa missão. Liberte-se!
Shoujo / Aventura - Romance - Mahou Shoujo

          Sobre o Anime          
Cardcaptor Sakura (カードキャプターさくら)  / Produção: 1998 até 2000 / Estúdio: MadHouse
Direção: Mamoru Kanbe
70 episódios para TV + 2 Filmes

          Sobre o Mangá          
Cardcaptor Sakura (カードキャプターさくら) / Publicação: 1996 até 2000
Autor: CLAMP / Editora: Kodansha
12 Volumes em Tankōbon (50 capítulos)

          Sobre a História          
Sakura Kinomoto é uma menina com 10 anos de idade que vive com seu pai Fujitaka e seu irmão Toya na cidade de Tomoeda. Sua mãe Nadeshiko faleceu quando ela tinha apenas 3 anos. Mas isto não impede Sakura de ser uma garota feliz e agradecida pela família que tem. Em um de seus dias, enquanto fazia a faxina da casa, ela encontra um misterioso livro chamado The Clow, que continha várias cartas misteriosas dentro. ela acaba pegando uma das cartas na mão e lê o nome dela, "Vento". Uma forte rajada de vento aparece subitamente e dispersa as cartas pela cidade toda. De dentro do livro logo em seguida surge uma criatura estranha. Seu nome é Kerberus, e sua função é guardar as cartas mágicas que estão no livro para não serem usadas para o mal. As cartas foram criadas pelo Mago Reed Clow, que selou as cartas no livro e deixou Kerberus para vigiá-las. Kerberus então, entrega um báculo mágico e nomeia a jovem Sakura para ser uma "CardCaptor", e poder reunir as cartas novamente ao livro.

Uma das primeiras coisas que Kerberus reparou, quando encontrou com Sakura é que ela detinha um poderoso poder dentro dela, já que um humano comum não poderia ter invocado a carta Vento, e nem encontrar o livro. O báculo mágico que Sakura ganha de Kero (apelido ao qual Sakura deu a Kerberus) é na verdade a chave propriamente dita do selo do Livro Clow. Ele também é o instrumento que Sakura usa para poder aprisionar as cartas novamente, e posteriormente usar as cartas já pegas para poder lutar contra as que estão soltas pela cidade.

Sakura no decorrer de sua caçada consegue amigos para ajudá-la na díficil missão. Uma delas é Tomoyo Daidouji, melhor amiga de Sakura do colégio. Tomoyo gosta tanto da idéia de Sakura ser uma Caçadora de Cartas mágicas que resolve fazer roupas para ela e sempre filmar a cena de captura, oque rende belíssimas cenas, tanto no mangá quanto no animê de belos figurinos que ela arruma para nossa heroína. Outro personagem que sem dúvida é peça importante na história e ajuda Sakura, na verdade é seu pior rival. Syaron Li é descendente do Mago Clow e vem de Hong Kong após saber que as cartas foram libertadas, para captura-las também. Após saber que Sakura também é uma CardCaptors, surge a rivalidade, que posteriormente vira parceria, já que no decorrer dos dias Syaoran se apaixona por ela.

          Curiosidades          
- O mangá de Sakura marcou história aqui no nosso país sendo o primeiro mangá com leitura original japonesa publicada nas bancas brasileiras.
- A série animada, nos EUA, sofreu mudanças de enredo, colocando Syaoran como personagem principal. O anime lá foi tão modificado que teve apenas 39 episódios e seu nome era "CardCaptors". Trailer da abertura americana modificada você pode ver clicando aqui.
- Alguns personagens de sakura foram utilizados para a produção de outro mangá, intitulado Tsubasa Reservoir Chronicle. A história é diferente, mas traz Sakura e Syaoran como protagonista também.
- Na dublagem brasileira e portuguesa, houve um erro de tradução de texto pela BKS. O nome Syaoran foi traduzido para Shoran. Como o nome teve boa pronúncia, a distribuidora resolveu seguir em frente.
- No mangá existem 19 cartas, e no anime 52 cartas.

          Sobre o Autor          
O Grupo CLAMP, composto por quatro mulheres (Mokona, Ageha Ohkawa, Tsubaki Nekoi e Satsuki Igarashi) é um grupo de mangakas que teve sua fundação em 1990. O grupo tem em seu portifólio muitos trabalhos variados e de diferentes enredos, uma vez que todas as quatro mangakas se revezam para produzir os mangás, e cada uma desenha e escreve uma história. Sua principal característica é colocar personagens de seus mangás em outras histórias como participações especiais, ou em universos diferentes. Cardcaptors Sakura foi um de seus principais sucessos que também ganhou o prêmio Seiun Award 2001 como melhor mangá concluído.


          Aqui no Brasil          
O mangá foi publicado em 25 de maio de 2001 pela editora JBC, no formato meio-tanko, totalizando 24 volumes. Em 2012, a editora relançou o mangá em versão Tankōbon com 12 volumes.
O anime foi exibido no Brasil pelo Cartoon Network, e pela Rede Globo.
O nome do anime foi modificado aqui no Brasil para "Sakura Card Captors"
O filme A Carta Selada, relacionada á série foi lançado em DVD e VHS em lojas e bancas de jornal na época.

          E tem mais?          
Foi produzido dois filmes baseados na série: Gekijōban Cardcaptor Sakura (Viagem para Hong-Kong) e Fūin Sareta Card (A carta selada).


Até o próximo Review, para dizermos juntos... Liberte-se! ^^




Ale Shermie Ale Shermie 
Participava ativamente de um fórum de animes. Agora, colaborando para o Leitura Oriental, escreve sobre oque mais gosta. Músicas, doramas e séries famosas. | Google +

6 comentários:

  1. Ale, o filme da Carta Selada saiu aqui no Brasil em VHS e DVD, se não me falha a memória.
    Teve dublagem do Estúdio Gabia de São Paulo.
    Acerca da postagem, eu mesmo não entendo o que o povo viu em Sakura Card captor, sério. ôo
    Acho que marcou muita gente porque não tinha nada parecido na época e fãs de Clamp tinha (e tem ainda!) de monte por aí.
    Eu cheguei a ter o mangá, a primeira edição da JBC, mas não curti o final. >_> Esperei muito da Tomoyo, se é que vc me entende! 8B
    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sabia que tinha lançado no BR os filmes, só esqueci mesmo de menciona-los na parte veio para o Brasil. ^^ Obrigado pelo comentário ^^

      Excluir
  2. Concordo em partes. Realmente quando tentei assistir aqui novamente um dia, me entediei um pouco com a primeira parte da série. Fui me empolgando lá pela segunda fase com o Yue e o Kero mais evoluído.

    Mas Clamp é um nome de respeito e seus roteiros de mangás sempre os melhores que já li xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Renato... >_> Achei SCC bem normalzinho pros padrões de outras séries de garotas mágicas. Tem o bichinho mágico, as amigas, bichos estranhos que tem que ser enfrentados...
      Isso é muito lugar-comum. Mas com a diferença que tem o selo do Clamp. Daí vai puxar os fãs mesmo.
      Pode ver que tipo, lá fora mesmo, elas não investiram mais nesse nicho de garotas mágicas, foram fazer outras coisas.
      Aliás uma sugestão de pauta, aproveitando o assunto: falar do grupo Clamp ontem e hoje. O grupo mudou, mas elas continuam produzindo.

      Excluir
    2. Mas Fool, se você for reparar, na época que foi produzido Sakura, praticamente só existia ela de "Magic Girl". Anos mais tarde que tivemos uma avalanche de lançamentos.

      Achei a sugestão da pauta boa, eu mesmo me candidato á fazer uma matéria sobre o quarteto assim que possível!

      Excluir
    3. Mas animes com garotas mágicas não são meio uma "instituição" do Japão?
      Porque assim Renato, pra mim, os caras criaram um gênero e ele pegou de tal jeito que não tem mais como eles não fazerem algo naquele estilo.
      Olhe aqui: http://www.anime-planet.com/tags/magical-girl/anime?sort=year&order=asc
      O estilo em si começou em 1966. Depois 1979 (pausa louca de 13 anos) e só depois disso começou a sair com mais regularidade.
      Na época de Sakura, saiu também Fancy Lala, Cyberteam in Akihabara e Super Doll Licca-chan.
      Só que claro, só chegou aqui no Brasil Licca-chan, foi isso mesmo?
      Como atualmente a gente pega muita coisa de fansub acho normal ver mais títulos desse gênero, mesmo que nem tudo chegue no ocidente no fim das contas.
      E obrigado por considerar a sugestão de pauta! =)

      Excluir

Deixe seu comentário sobre a leitura acima! Críticas educadas serão bem vindas!

Que bom que você veio! Obrigado pela visita!
Textos Originais. Leitura Inteligente.
Leitura Oriental (2014) Fan-site sem fins lucrativos.
Que cria conteúdo para fãs, ou apenas reproduz oque está na internet mundial. Links de sites de terceiro não são considerados reproduções nossas, e são de inteira responsabilidade do site que o link acessa.

Links Externos