segunda-feira, 14 de abril de 2014

Neste Top6, estaremos prestando uma homenagem para aqueles que vivem, ou viveram por um tempo dedicados à cultura japonesa aqui no Brasil, seja escrevendo uma resenha, crítica, ou um livro para otakus e fãs do gênero cultura japonesa.
Após uma pesquisa de 3 horas e meia em revistas antigas de anime e mangá, sites brasileiros confiáveis, fóruns, e blogs, conseguimos montar uma lista com 6 nomes dentro do mercado editorial de animes e mangás no Brasil que fizeram história, sejam eles ainda ativos ou não. Vale lembrar amigos, que estes são nomes, digamos do "alto escalão", peixe grande mesmo. A lista foi concorrida, e tivemos que filtrar bons nomes como Cassius Medauar (atual diretor de conteúdo da JBC), Ricardo Cruz, a misteriosa Mara dos 8 mil, e até mesmo o falecido J.R. Pereira (JP).

Antes de prosseguir, gostaria de confessar que desde que abri este espaço na Web para publicar alguns textos, que estava planejando fazer esta lista. Já que nosso lema é parabenizar bons textos e leituras orientais pela Web, nada mais justo que homenagear quem marcou história nessa gama de informações!

6. Alexandre Nagado
Alexandre Nagado começou em meados dos anos 80, fazendo ilustrações e quadrinhos voltados para o nicho oriental. Com certeza uma de suas principais obras foi Street Fighter II (sim, ele foi o responsável pelo roteiro de uma das maiores franquias de games no mundo). Também escreveu HQ's de Changeman e Flashman. Mas como estamos aqui por causa de seu cargo de redator, em 1992 foi que Nagado ingressou no mercado de revistas de anime e mangá. Escreveu para a eterna revista Herói (Sampa), e um pouco depois para outro estouro de vendas, a Henshin (JBC). Nagado vez resenhas e reportagens sobre vários conteúdos no mundo dos animes. Se você lia ou já leu a Herói ou a Henshin, ja deve ter lido uma matéria feita por ele. Escreveu o livro Almanaque da Cultura Pop Japonesa, e também um e-book, intitulado "Cultura Pop Japonesa - Histórias e Curiosidades", este último com download gratuito nesse link.  Atualmente Nagado escreve para seu próprio blog. (http://nagado.blogspot.com.br)

5. Valéria Fernandes
Nosso 5º lugar vai para uma das redatoras que merece um lugar ao sol. Valéria Fernandes é formada em História (mestrado até!). Como redatora da revista Neo-Tokyo, foi uma das culpadas principais pelo sucesso estrondoso que o site Anime-Pró teve e ainda tem, pela confiança de boas informações e muito Shoujo. Bom, este fator é predominante nela, já que Shoujo é praticamente o principal assunto de suas matérias. Valéria tem um site chamado Shoujo-Café em que escreve ainda muito bem sobre oque sempre gostou, animes voltados para mulheres. (http://www.shoujo-cafe.com)

4. Sandra Monte
Uma jornalista que não podia faltar aqui na lista. Sandra Monte além de humildade tem muito carisma diante dos fãs. Escreveu nos tempos de ouro no site herói, e desde então ficou conhecida pela maioria dos sites de notícias. Lançou o livro A Presença do Animê na TV Brasileira, e tem um blog chamado Papo de Budega, que reside a anos com resenhas e críticas de alta qualidade para todos os gêneros de animação e cultura (não só japonesa). O público comenta que "Onde está a noticia, Sandra Monte estará lá para comenta-la", já que em vários sites como "Mais de oito mil" e "JBox" ela sempre deixa sua opinião, ficando assim mais próximo do público que o acompanha. (http://www.papodebudega.com)

3. Marcelo Del Greco
Quando eu penso em Marcelo Del Greco, lembro-me da revista Herói, e logo me lembro de Cavaleiros do Zodíaco. Acho que a maioria que ouve este nome também deve ter a mesma lembrança. Del Greco começou na Editora Sampa, fazendo resenhas e matérias para a revista Herói. Foi o redator que escreveu mais sobre Cavaleiros dos Zodíaco em todo o Brasil. Após Sampa, Marcelo colaborou em várias redes multimídias. Foi conselheiro de emissoras para trazer animes para a tv, e tokus também. A JBC então vendo que o rapaz tinha nome, o chamou para dirigir a coleção de mangás que viria a seguir. Apesar dos leitores de mangás não gostarem dele atualmente pela má qualidade que os mangás vieram para cá no começo, na época os mangás como Sakura, Samurai X, Video girl Ai, foram um sucesso. Atualmente Marcelo Del Greco se dedica á outra editora, a Nova Sampa (onde retornou) para publicar mangás mais voltados ao público Seinen. No face dele tem muitas novidades dos seus trabalhos.

2. Sérgio Peixoto
Ah pensaram que nós íamos esquecer do Tio Peixoto? Temos que agradecer o excelente trabalho que Sérgio Peixoto fez em nosso país em matéria de divulgação de animes e mangás. Num tempo em que mangá aqui só existia Akira da Editora Globo, e Ranma 1/2 da Editora Animangá, Peixoto conseguiu mostrar o que a revista Herói não mostrava por medo de não vender. Dirigia a revista Animax, e durante os 2 anos e meio que ficou nas bancas, fazia coberturas de eventos, divulgava fanzines, e mostrava animes que nunca imaginávamos estar sendo produzidos. Foi também um dos fundadores do Evento Animecon (na época era o maior, a Friends não existia). Escreveu o livro Mangá - Do começo ao Fim. Atualmente continua mostrando seu dom de crítica, escrevendo ótimos textos no site AnimaxMagazine. Um segundo lugar mais que merecido! (http://www.animaxmagazine.com)

1. Sonia Bibe Luyten
Se você se espantou pelo 1º lugar ser de Sonia B. Luyten, você não sabe o potencial que esta mulher tem sobre os quadrinhos nacionais. Sonia escreveu várias matérias sobre anime e mangá quando o mesmo não tinha nem se intitulado no Brasil. Conheceu e entrevistou Osamu Tezuka pessoalmente quando ele estava no Japão, e novamente quando veio ao nosso país. Sonia foi um dos estopins para o inicio do Grupo ABRADEMI, o primeiro grupo oficial de mangá (esqueça fóruns na época) aqui no Brasil. Sonia então precisava mostrar tudo oque tinha aprendido e pesquisado. Foi aí que escreveu o livro Mangá - O Poder dos Quadrinhos Japoneses, tendo já 3 reedições, e todas praticamente esgotadas. Eu digo de boca cheia que tenho uma das edições deste livro, e já o li várias vezes, tamanha é a informação contida dentro das 200 páginas. Se você ainda não conhece, deve procurar e ler este livro. Se já conhece, sabe que ela merece estar no topo desta lista. Sonia também escreveu um segundo livro no genero, Cultura Pop japonesa: anime e manga, e tem um blog também, onde escreve ocasionalmente sobre quadrinhos.

Renato Urameshi Renato Urameshi 
Escreve sobre anime e mangá desde os tempos de clube por cartas. Leitor nostálgico da Animax e derivadas, gosta de discutir assuntos polêmicos e de fundo jornalistico | Google +

18 comentários:

  1. Lista bem feita. Sonia Bibe Luyden e Sérgio Peixoto mereceram os tops. Mas acho que a Valéria por tratar de um assunto dificil de se comentar (shoujo) tão bem, devia estar numa posição mais privilegiada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lista foi feita em relevância a tempo de trabalho com animes, numero de matérias feitas, e conhecimento dos otakus. Por isso as posições ficaram desse jeito. Obrigado pelo comentário :)

      Excluir
  2. Eu sou próxima do meu público?

    Sério? hahahahah

    Abraços! ^__^x

    ResponderExcluir
  3. Oxente! a homenageada comenta sua própria homenagem!

    Com certeza Sonia Bibe Luyden merece o Top1. Senhora Carismatica dona de bons argumentos por onde passa! Tive o prazer de assistir a uma de suas entrevistas.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pela colocação! São reconhecimentos assim que fazem estes anos de trabalho valerem a pena. E a Sonia Luyden está merecidamente em primeiro lugar! Ela começou bem antes de todos nós!

    ResponderExcluir
  5. Adorei essa matéria, foi uma ótima homenagem àqueles que estão sempre trabalhando para que a informação chegue a nós!!!! Parabéns a todos!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns a todos principalmente ao Sergio peixoto, Excelente matéria. Eu sempre fui fã do Sergio , adoro seu estilo de escrever suas resenhas, e pirava nas matérias que ele fazia na época da Animax, e Anime-Ex, sem contar que ele sempre, tentava, e também 'fazia" acontecer alguma publicação de quadrinhos nacionais. Merece eternamente o meu respeito! Hoje eu trabalho para fora como desenhista , e garanto que eu sempre me encorajava em suas publicações , vendo desenhistas como Erica Awano, Eduardo Francisco, e muitos outros sendo descobertos. Obrigado \o/

    ResponderExcluir
  7. Olá. Ufa, por pouco eu não entro na lista... Fico contente com a lembrança e consideração. Escrevo regularmente sobre j-music e tokusatsu (além de mangá e animê), temas fundamentais na cultura pop japonesa e por isso achei legal terem lembrado de mim. Na época de Herói, meu forte era tokusatsu e agora, pra quem acompanha meu blog, verá que música japonesa (pop, rock, alternativa e anisongs) faz parte do leque de assuntos que me interessam. E sei que muita gente vai descobrir meu trabalho graças à sua matéria, visto que estou fora do mercado faz um tempo. Por isso, só tenho a agradecer.

    Abraço e obrigado!

    ResponderExcluir
  8. FALTOU O MAURICIO DE SOUZA NESSA LISTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lista foi feita em consideração a redatores e críticos brasileiros que conseguiram trazer informação e sugestões dentro do mundo "anime mangá e cultura japonesa". Por isso o pessoas legais também como "Mauricio, Cassius Medauar e Marcelo Del Gerco ficaram de fora." Eles já estão em um outro quesito de mercado editorial. Obrigado pelos comentários ^^

      Excluir
  9. Com certeza, são nomes que precederam e influenciaram tanto a mim como aos meus colegas da blogosfera ligada ao nicho da cultura pop oriental. Eu pelo menos, direta ou indiretamente, tive muita influência deles. Vale sempre a pena lembrar dos pioneiros!

    ResponderExcluir
  10. Olá!!

    Dessa sua lista, eu desconheço Sérgio Peixoto (embora seu nome não me seja estranhe) e a Sônia e acabei ficando curiosa pelo livro Mangá - o poder dos quadrinhos japoneses (já estou procurando mais informações sobre ele). Valéria Fernades eu vejo como uma inspiração, já que foi lendo seus belíssimos textos para a Neo Tokyo e o Shoujo Café que eu tive vontade de fazer um blog (que eu tento falar sobre essas coisas). A Sandra é realmente próxima do público. Até tive o prazer da ilustre visita dela onde trabalho. rsrsrsrs E o Alexandre Nagado, eu tenho seus livros (embora ainda não os li) e sempre dou uma passada em seu blog para ler e comentar seus textos... Marcelo Del Greco foi o cara que deu oportunidade de termos títulos bons numa época ruim. xD

    Gostei do seu blog. Não é a toa que tenha aparecido em Dicas da Blogoesfera recomendado pelo próprio Alexandre... rsrsrsrs

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natália.

      Devo confessar a você que o Nagado por mais que tenha entrado em "sexto" na lista me surpreendeu pelo carisma e boa dedicação que tem em responder seus leitores, tanto em seu blog quanto e-mail. Fiquei muito surpreso e a equipe aqui ficou muito contente pela recomendação direta que ele fez no SushiPop ^^

      Obrigado pela visita, apareça mais vezes :)

      Excluir
  11. em que posição ficaria Marcelo Cassaro ? 7º?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Stefano entre os 10 mais. Cassaro também revolucionou as revistas da época com matérias bem interessantes e histórias de RPG/HQ com fundo nos mangás e animes.

      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  12. Muito obrigada pela menção. E estar em tão boa companhia também é muito legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço Valéria pelo enorme trabalho que tem feito durante todo esse tempo com os fãs.

      Obrigado pelo comentário!

      Excluir

Deixe seu comentário sobre a leitura acima! Críticas educadas serão bem vindas!

Que bom que você veio! Obrigado pela visita!
Textos Originais. Leitura Inteligente.
Leitura Oriental (2014) Fan-site sem fins lucrativos.
Que cria conteúdo para fãs, ou apenas reproduz oque está na internet mundial. Links de sites de terceiro não são considerados reproduções nossas, e são de inteira responsabilidade do site que o link acessa.

Links Externos