
Afinal oque é Anime?
Anime é um termo utilizado por orientais (não só japoneses) para descrever animações feitas por computador ou sequência de imagens.Ou seja, anime nada mais é no Japão tudo relacionado á Desenho Animado. Lá animações da Disney, Marvel, e qualquer outra estrangeira também são chamadas de Anime.
Já aqui nos países ocidentais, a palavra anime é usada para diferenciar as animações produzidas no Japão. A maioria dos animes são produções baseadas em histórias dos mangás (quadrinhos japoneses). Geralmente grandes empresas de animação no Japão compram os direitos de exibição de um título que vendeu ou teve bons números de leitores, retirando esta informação das editoras que publicaram a obra. É feito um aparato de tudo que o mangá já teve em história, enredo e personagens. Os diretores tem a opção de montar um grupo de episódios baseados no mangá todo, ou apenas naquilo que eles acham que vai dar certo na animação. Após os direitos comprados da obra, também pode-se adicionar personagens e histórias extras, desde que autorizado pelo Mangaká (autor do mangá). Por estas questões, muitas vezes pode perceber que o mangá tem mais conteúdo que o seu anime, ou o anime tem mais episódios que o mangá (os famosos Fillers).
Diferente da maioria dos desenhos aqui no Ocidente, os animes são exibidos de manhã, tarde e noite, fazendo com que as produções sejam voltadas para um tipo de público específico (Crianças, Jovens ou Adultos). Os animes são divididos em 3 grupos de ditribuição, sendo eles:
1. Série - Vários episódios de 20 á 30 minutos podendo ser sequenciais ou não. É lançada diretamente nas emissoras japonesas em horário fixo, como se fosse nossas minisséries, uma vez por semana. Em alguns casos de segunda a sexta. Após a finalização da saga ou temporada, é lançada em DVD e Blu-Ray.
2. OVA (Original Vídeo Animation) - Parecido com a série, mas não é transmito na TV, e sim diretamente em DVD/Blu-Ray.
3. Movie (Filme) - Também conhecido pelos Otakus como Longa, é o que o nome diz por si só. Um longa metragem com uma história fechada, baseado em uma série de TV ou não. Na maioria das vezes é lançada diretamente em DVD/Blu-Ray, mas já houve alguns casos de serem exibidos primeiro na TV.
Gêneros de Anime
O anime pode ser divido por vários gêneros. Há os principais, que são iguais aos seriados que já conhecemos (ação, comédia, sobrenatural, medieval etc) e também há gêneros exclusivos, são eles:
Atenção: Não confunda gêneros de animes com gêneros de mangás. Ver gêneros de mangá neste texto.
Mahou Shoujo - Animes com Garotas Mágicas (voar, lutar, se transformar, etc) Também conhecido como Mahô Shôjo ou Magical Girl. Alguns Exemplos: CardCaptor Sakura, Sailor Moon, Puella Magi Madoka Magica e MaiHime.
Mecha - Animes que tem como protagonistas Robos Gigantes, geralmente controlados por humanos. Alguns Exemplos: Macross, Gundam, Neon Genesis Evangelion e Patlabor.
Ecchi - Pode-se dizer que Ecchi é um Hentai moderado. São animes que contém cenas impróprias para menores, mas não explícitas. Na maioria das vezes são situações com peitos a mostra, ou flagrantes de banho ou pegadas em partes intimas entre amigos. Na maioria das vezes também as cenas são mais engraçadas que sensuais. Alguns Exemplos: Love Hina, DNA², Chobits, Elfen Lied e Highschool of the Dead.
Ero - No Japão também chamado de Poruno (Porno). São os animes baseados em Mangás Hentais. Animações com sexo explícito, com histórias sequenciais ou não. 95% dos Eros são lançados em forma de OVA. Alguns Exemplos: Bible Back, Akiba Girls, Stepmother Sin e Sex Friends.
Sci-Fi - Mesmo termo dos seriados americanos. Significa Ficção Científica. Animes que contam histórias em mundos paralelos futuristas. Alguns Exemplos: Darker than Black, Appleseed, Ghost In The Shell, Hack.//, Gantz e Battle Angel Alita.
Harém - Animes que o personagem principal é homem, e é cercado todos os episódios por mulheres, mesmo sendo indiretamente. Geralmente os animes Harém também são Ecchis. Alguns Exemplos: Saber Marionette J, Tenchi Muyo!, Ranma 1/2 e Nisekoi.
Vida Escolar - Animes que tem no decorrer dos episódios cenas da vida escolar dos personagens. Podem ser apenas em fundo de história, ou mesmo o enredo se desenrolar dentro do colégio. Alguns Exemplos: Karekano, Lovely Complex, Ouran Highschool host club, K-ON, Toradora e Suzumiya Haruhi.
Slice Of Life - Também conhecido como Anime do Cotidiano. Segue a mesma linha do Vida Escolar, com cenas da vida como ela é (ou perto disso). Diferente dos animes mais famosos com ação e cenas aceleradas, o gênero Slice-Of-Life segue devagar, contando um pedaço da vida de alguém, ou algum momento marcante de amigos ou familiares. Alguns Exemplos: Clannad, Honey & Clover, Kimagure Orange Road, Bakuman e Welcome to the NHK.
Bom como poderão perceber, foras os generos tradicionais existem esses exclusivos para animes. Fazendo com que você tenha muitas opções na hora de assistir a uma boa série. É isso, até a próxima!
 |
Renato Urameshi
Escreve sobre anime e mangá desde os tempos de clube por cartas. Leitor nostálgico da Animax e derivadas, gosta de discutir assuntos polêmicos e de fundo jornalistico | Google + |
Ae Renato! Não sei seria o caso, mas nas formas de distribuição tu poderia incluir:
ResponderExcluirOAD = Original Animation DVD, normalmente é um disco dado junto com algum mangá. Ex: Kis x Sis
ONA = Original Net Animation, animações normalmente curtas, feitas para a internet diretamente. Ex: Candy Boy
Bom post, abração!
Aliás, esqueci!
ResponderExcluirNos gêneros, faltou o Reverse Harem, onde uma garota é cercada de meninos. Ex: Fushigi Yuugi.