sexta-feira, 16 de maio de 2014

Monstros folclóricos, esquisitices e lolis, claro que estamos falando de Monogatari Séries

Monogatari séries foi ao ar na tv japonesa entre Julho e Setembro de 2009 iniciando a saga com Bakemonogatari contando com 12 episódios. O sucesso foi tão grande que rendeu mais 11 episódios com Nisemonogatari que foi ao ar de Janeiro até Março de 2012, e mais 04 episódios de Nekomonogatari (Kuro) lançado em Dezembro 2012. Monogatari Series Second Season estreou em Julho e foi até Dezembro de 2013 com 26 episódios.

Uma vasta quantidade de fãs aguardam a animação de Kizumonogatari e alguma palavra sobre a de Hanamonogatari. Todos estão curiosos para saber o que aconteceu e o que vai acontecer com o Koyomi Araragi. Pois o passado também nos interessa, já que a história iniciou com alguns pontos obscuros que somente Kizumonogatari poderia esclarecer.

Sabemos que ele foi um vampiro, mas como isso foi acontecer não nos é apresentado no anime, já que Bakemonogatari começa justamente com uma aproximação nada convencional entre Araragi e Senjougarara.

Diferente da maioria dos casos, Monogatari é um anime que foi baseado não em uma mangá, mas sim em uma Light Novel de 2006 escrita por Nishio Ishin, que segundo o próprio autor, não acreditava que sua historia pudesse vingar nas telinhas, mas sucessos são imprevisíveis.

Algumas produções até seguem “fórmulas mágicas” para garantir audiência, mas quando se trata de Monogatari, as fórmulas são nada convencionais. 
Algumas adaptações foram feitas para que a historia pudesse ser transferida das páginas para a animação, e isso acaba deixando o expectador confuso na hora de assistir pois ninguém quer tomar spoiler de graça e assistir uma temporada fora da ordem correta.
Então aqui vai um guia rápido para que possamos botar ordem na sequência. Prometo spoilers moderados, nada demais.



Bakemonogatari
Aqui continua a saga de Koyomi Araragi, quem está começando assistir por aqui pode ser pego de surpresa, pois parece que estamos sendo jogados exatamente em uma história sem inicio.

Sim, é exatamente aqui que se começa a assistir a série, pelo fato de ela ter sido a primeira a ser animada, mas em termos cronológicos antes de Bakemonogatari temos Kizumonogatari.

A Light Novel é dividida em em dois volumes o primeiro conta com três arcos,e o segundo tem dois. Cada um tem sua co-protagonista e vamos esplanar cada um dos arcos com seus pontos principais.

O primeiro volume é dividido em três arcos:
Caranguejo Hitagi Senjougahara Hitagi
Caracol Mayoi Hachikuji Mayoi
Macaca Suruga Kanbaru Suruga

O segundo volume é dividido em dois arcos:
Cobra Nadeko Nadeko Sengoku
Gata Tsubasa Hanekawa Tsubasa

Caranguejo Hitagi
Aqui a história apresenta uma anomalia sobrenatural sofrida por Senjougahara Hitagi, Koyomi Araragi apenas a conhece de vista, como colega de escola. Mas um incidente ocorrido na escadaria trata de aproximá -los, e ele descobre que Senjougahara não tem peso algum.
Koyomi oferece ajuda apresentando Oshino Meme, um especialista em anomalias sobrenaturais, que esclarece revelando que ela foi roubada por um deus e que isso foi resultado de sua instabilidade emocional, e anomalias não ocorrem por acaso.

Caracol Mayoi
Araragi resolve passar todo dia das mães sozinho em uma praça local, então ele conhece Hachikuji Mayoi, uma menina que precisa encontrar o caminho da casa de sua mãe.
Sem mais nada pra fazer mesmo ele decide ajudar a encontrar o caminho com auxílio de Senjougahara.
Assim começa o arco Caracol Mayoi, nele descobrimos porque esta menina tem o destino de permanecer sempre perdida. 

Macaca Suruga
Kanbaru Suruga herdou de sua família uma pata de macaco que segundo a lenda poderia conceder qualquer tipo de desejo, Suruga decide usar o item para realizar o seu desejo de tornar-se a mais rápida corredora entre seus colegas de classe.
Mas esta decisão trouxe consequências aos seus adversários forçando Kanbaru a sair do atletismo e se dedicar ao basquete, mas uma anomalia em seu braço esquerdo a faz abandonar temporariamente o time.

Cobra Nadeko
A pedido de Oshino Meme, Araragi Koyomi e Suruga Kanbaru estavam a caminho do Santuário Kita-Shirahebi ( o templo da cobra) para colocar um tipo de selo, e encontram pelo caminho Nadeko Sengoku, muito preocupada em livrar -se de uma maldição que ameaça sua vida.

Gata Tsubasa
Segunda aparição da anomalia que assombra Hanekawa Tsubasa, cada vez que a estudante acumula muito stress ela acaba desenvolvendo a anomalia do Sawari Neko. 
Aqui descobrimos mais detalhes sobre sua vida pessoal e porque Hanekawa se sente uma estranha em sua própria família.



Nisemonogatari

Abelha Karen
Fênix Tsukihi
Os arcos Concentram -se nas irmãs de Koyomi, basicamente fanservice, aqui o próprio autor confessou que estes volumes foram originalmente escritos para não serem publicados, mas foram descobertos e animados.
Neste arco entram na saga alguns personagens interessantes que continuarão importantes até o final de toda série. 




Nekomonogatari Kuro

Família Tsubasa
Primeira aparição da anomalia que assombra Hanekawa Tsubasa, tendo com causador sua instabilidade familiar e um grande acúmulo de stress sofrido ao longo de sua vida.




 Monogatari Series Second Season

Não se trata necessariamente da segunda temporada da série. Mas sim de uma adaptação de alguns volumes da Light Novel.

Divididos em:
Nekomonogatari Shiro Tigre Tsubasa
Kabukimonogatari Zumbi Mayoi
Onimonogatari Tempo Shinobu
Otorimonogatari Medusa Nadeko




Ainda esperam por uma data definitiva de animação

Hanamonogatari Demônio Suruga
Koimonogatari Fim Hitagi
Tsukimonogatari Boneca Yotsugi
Owarimonogatari Escuridão Ōgi
Zokuowarimonogatari Livro Koyomi

Ainda tem muita água pra passar debaixo dessa ponte, e se decidir acompanhar a série prepare -se para diálogos que te prenderão a atenção e sequências fora do comum para quem está acostumado com animes convencionais.

A Light Novel ainda está em processo de tradução para pt-br no baka-tsuki, vale a pena dar uma conferida lá.

Dúvidas ou correções, por favor poste nos comentários.



Alex Perlin Alex Perlin 
Ainda juntando evidências para provar que Rebuild of Evangelion é uma continuação End of Evangelion. | Twitter |Google +                                                                       

9 comentários:

  1. Muito bom, n recomendo esse anime para quem é politicamente correto, tbm n recomendo para quem for olhar com a família na sala, ou com o seu pai no lado, tem necrofilia, pedofilia, zoofilia, e algumas cenas de luta nada haver, mas tirando isso, o enredo é muito bom, vale a pena pela a história, e como vc consegue entrelaçar laços com os personagens, vlw, flw.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueceu de incesto principalmente em nisemonogatari kkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. E o Kizu? Quais são os arcos do Kizu?!

      Excluir
  2. Eu não entendi o que aconteceu nos 3 últimos cap. do arco Otori(Monogatari Series Second Season, cap. 24, 25 e 26. São iguais ... Tentei rever em outros provedores mas esta a mesma coisa. Alguém me da uma luz...!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assiste pelo uol, aconteceu o mesmo comigo. Recomendo q volte alguns episódios já q pelos sites de animes ficou ruim de acompanhar.

      Excluir
  3. E esse novo que está em lançamento, ele se encaixa onde nisso tudo 8-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Durango, não assisti ainda a nova série, assim que ver vou ver onde se encaixa, mas já adianto que o artigo não foi escrito por mim, e sim pelo Alex que se desligou da equipe, então posso não conseguir desenvolver uma atualização correta do texto. Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  4. ta eu quero os link . tem animação dessa poha ? só axei do bakemonogatari e do nisemonogatari e eu odeio ler zzzz

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre a leitura acima! Críticas educadas serão bem vindas!

Que bom que você veio! Obrigado pela visita!
Textos Originais. Leitura Inteligente.
Leitura Oriental (2014) Fan-site sem fins lucrativos.
Que cria conteúdo para fãs, ou apenas reproduz oque está na internet mundial. Links de sites de terceiro não são considerados reproduções nossas, e são de inteira responsabilidade do site que o link acessa.

Links Externos