quinta-feira, 26 de março de 2015

Já ouviu falar do Table of Contents? Tentaremos explicar neste artigo tudo que você precisa saber sobre este "Ranking" de popularidade das revistas japonesas, e como ele pode influenciar no desenvolvimento do seu mangá favorito!
Bom, para entendermos como funciona este sistema japonês, precisamos explicar desde o começo para que leitores mais leigos também se familiarizem com os termos de uma semanal japonesa (Issue).

Se você sabe como funciona a publicação de mangás no Japão, pule para o parágrafo de número (2).

(1). Publicação dos mangás nas bancas japonesas

Diferente daqui do Brasil, as bancas japonesas recebem um volume maior de quadrinhos japoneses todas as semanas, e isso se deve as revistas de mangá semanais. Para você ter uma ideia, uma revista japonesa, é do tamanho de uma lista telefônica, com aproximadamente 500 páginas de conteúdo. Nela não são publicadas apenas uma história de mangá, e sim todas as histórias que cada revista tiver em seu contrato, com um autor diferente para cada história. Abaixo uma foto de como são as revistas semanais japonesas:


Como já disse, elas tem entre 500 á 600 páginas, pouquíssimas são coloridas, dando destaque á uma ou outra obra, e o restante das páginas, são impressas em papel 100% reciclado, tingidas em cores para o leitor ter uma leitura mais agradável, já que o papel é mais escuro. Ao final da leitura, quem comprou a revista, geralmente amarra todas elas em montes, e entrega ao centro de reciclagem da região (sim! É raro encontrar alguém que colecione essas revistas gigantes). Quando as histórias de mangás nelas contidas chegam a 7/8 capítulos publicados, é verificado sua popularidade, e lançada uma tiragem de exemplares em livrarias especializadas, em formato Tankohon (entenda melhor oque é tankohon lendo aqui). Aí sim esta publicação é comprada e colecionada, com apenas um mangá de um único autor no livro. Abaixo uma foto de tankohons:

Como podem ver, aqui no Brasil os mangás já vem para nós no formato final, parecidos com o tankohon. Lá no Japão, como os capítulos das obras são acompanhadas em tempo real com o mangaká, as histórias são lançadas primeiro capítulo por capítulo, em suas respectivas edições semanais ou mensais (também chamadas de Issues).

=========================================

(2). Como funciona o ToC (Table of Contents) no Japão

ToC - Table of Contents significa "Índice", e é a listagem de todos capítulos que estão sendo publicados aquela semana, na edição de uma revista (com informações do mangá e a página em que ele se encontra). Acontece que este índice é montado de maneira competitiva, com a popularidade das obras que estão sendo acompanhadas. Em todas as edições da revista (também chamada de Issue), existe um cartão-resposta para que o próprio leitor opine de qual mangá esta gostando mais (ele pode votar em mais de um, mas não em todos). Após 8 semanas, os resultados são publicados, em formato de Índice (Table of Contents), ou seja, a série que tiver seu capítulo nas primeiras páginas, é a mais querida da vez, e a que estiver nas últimas páginas, é a de menor popularidade.

Algumas observações a se fazer sobre o ToC das revistas semanais:

- Quando os capítulos ganharem páginas coloridas, ou ilustrar a capa da revista, significa que ele não foi listado na pesquisa (então sua posição pouco importa no ToC).
- Como a pesquisa é de 8 semanas atrás, a votação foi sobre o capítulo anterior a 8 semanas, e não do capítulo atual.

Não sabemos ao certo se todas as revistas semanais ou mensais, são influenciadas pelos seus respectivos ToC's para cancelarem ou finalizarem uma obra de mangá, mas a certeza mesmo é da maior revista de publicações Shonen, a Weekly Shonen Jump. Esta revista assumiu já a algumas décadas, que o ToC influencia diretamente na continuação da obra ou não. Ou seja, um mangá que estiver várias semanas em baixa no Ranking do ToC, é sinalizado juntamente com o autor, para que a obra seja finalizada, mesmo se a intenção do enredo ainda não foi desenvolvida como deveria.
Acima, uma página da revista Weekly Shonen Jump nº12/2013 informando o ToC. Reparem que Hungry Joker é o último listado. Algumas semanas depois, no nº24/2013 o mesmo foi finalizado/cancelado.

Isso não significa que o mangá só será finalizado se tiver baixos votos (Naruto por exemplo ficava em primeiro lugar frequentemente, e teve um final sem cancelamento). Dando um exemplo melhor, One Piece fica sempre no topo das divulgações do ToC, mas se por acaso ele ficar várias semanas em último lugar, mesmo que Eichiro Oda não tenha contado a história toda dos piratas, a obra será finalizada prematuramente.

Outras obras, são consideradas "xodós" das editoras. Por exemplo, na mesma Weekly Shonen Jump, á anos que é publicado um dos mangás de maior sucesso da revista, Kochikame. Por ter um público fiel que compra os tankohons de Kochikame, o mangá nunca entra na listagem de votos, se tornando oficialmente o amuleto da editora.

Por isso, para leitores mais assíduos em novidades e em títulos recentes, é sempre bom acompanhar o ToC de suas obras preferidas, para se prepararem para um final inesperado, ou uma conclusão gloriosa.

(3). O famoso ToC da Weekly Shonen Jump aqui no blog!
Kochikame, o amuleto da Jump nunca entra na disputa de posições pelo ToC.

Para finalizar o artigo, gostaria de divulgar aqui, que eu (Renato) junto com o colaborador Sr. Bronca, resolvemos este ano trazer para vocês o ToC da Weekly Shonen Jump. Todas as semanas, caso seja divulgado publicamente, postaremos aqui no Leitura Oriental o índice da semana, divulgando se sua obra preferida esta em baixa ou em alta, ou qual a novidade em mangá que os japoneses estão gostando de ler.

De inicio, somente o ToC da Weekly Shonen Jump será divulgado por nós (por ser o mais fácil de se encontrar e por ser também o mais famoso), mas caso tenhamos um bom acesso e participação de leitores na seção, estaremos trazendo os ToC's de outras editoras/revistas também.

Você já pode conferir todos os ToC's da Jump lançados este ano, na seção Table of Contents do Leitura Oriental. A pesquisa ficou a cargo do Sr. Bronca, a edição de imagens por mim, e os comentários serão feitos pelos dois, ou por você leitor caso queira deixar seu comentário a respeito.

Geralmente os scans do ToC são divulgados na quarta, então provável que aqui, sejam publicados de quinta, sexta ou sábado de cada semana.


Espero que tenham gostado do texto, até uma próxima.



Renato Urameshi Renato Urameshi 
Escreve sobre anime e mangá desde os tempos de clube por cartas. Leitor nostálgico da Animax e derivadas, gosta de discutir assuntos polêmicos e de fundo jornalistico | Google +

5 comentários:

  1. Olá!!

    Eu já sabia mais ou menos como funcionava isso porque o mangá Bakuman explica essa parte. Sim, eles não se focam somente na parte criativa da coisa, mas no funcionamento da coisa toda.

    Gostei do jeito que você apresentou os fatos. Uma ótima maneira de apresentar uma nova seção aqui.

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, esqueci de citar o Bakuman, é uma ótima fonte para se entender de maneira simples como funciona este processo! Obrigado Natália!

      Excluir
  2. Também vi isso no Bakuman, e aí sempre pesquiso sobre os toc's lançados. Que bom que agora vai ter por aqui, assim eu posso acompanhar sem utilizar o google kkk

    Vai ser semanal? Qual dia vai no ar os Ranks?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá JP, provável que saia na quarta/quinta o rank, mas como eu tenho que esperar o Bronca escrever para assim editar, o dia mais exato é toda a sexta de cada semana, quando tiver a divulgação.

      Grande abraço!

      Excluir
  3. legal !!!
    ah como vai a industria do mangá no Japão hoje?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre a leitura acima! Críticas educadas serão bem vindas!

Que bom que você veio! Obrigado pela visita!
Textos Originais. Leitura Inteligente.
Leitura Oriental (2014) Fan-site sem fins lucrativos.
Que cria conteúdo para fãs, ou apenas reproduz oque está na internet mundial. Links de sites de terceiro não são considerados reproduções nossas, e são de inteira responsabilidade do site que o link acessa.

Links Externos