segunda-feira, 16 de junho de 2014

Os Persocons são capazes de fazer múltiplas funções para o dia a dia de qualquer humano. Todos na cidade tem um e o humilde Hideki sonha em um dia poder ter dinheiro para compra-lo.
Seinen / Romance - Comédia - Echii

          Sobre o Anime          
Chobits (ちょびっツ)   / Produção: 2002 / Estúdio: MadHouse
Direção: Morio Asaka
24 episódios para TV + 2 Especiais + 2 OVA's

          Sobre o Mangá          
Chobits (ちょびっツ)  / Publicação: 2001 até 2002
Autor: CLAMP / Editora: Kodansha
8 Volumes em Tankōbon

          Sobre a História          
Motosuwa Hideki é um rapaz de 18 anos que mora em uma fazenda em Hokkaido. Após falhar no exame admissional da faculdade resolve ir para Tóquio tentar a bolsa lá, já que um cursinho seria melhor. Ao chegar na grande metrópole de Tóquio, Hideki aprecia de perto os Persocons. Com o grande avanço da internet, foi desenvolvido protótipos parecidos com humanos, na maioria em forma de mulher, que acessam a internet e fazem múltiplas funções. Os Personal Computers, abreviados para Persocons, são capazes de fazer ligações, enviar e-mail, afazeres domésticos, e outras milhares de atividades, se tornando o novo vício entre as pessoas. Mas os Persocons são muito caros e Hideki não tem dinheiro para comprar um, já que veio de uma comunidade humilde. 

Porém, sua sorte muda após passar por uma viela e encontrar uma Persocon de longos cabelos loiros abandonado em cima do lixo. Ele a leva para casa e após algumas horas consegue ligá-la (em um lugar um tanto quanto constrangedor). A Persocon parece que está com problemas, pois só sabe pronunciar a palavra "Chii". Hideki a apelida de Chii, e a partir de agora Hideki terá um persocon um tanto quanto estranho, que não sabe fazer nada além de falar "Chii". Ele terá que ensiná-la a fazer as tarefas e rotinas do dia a dia, mesmo sendo o mais simples possível, ao mesmo tempo em que tenta descobrir o mistério por trás de Chii, e o porque ela ter sido abandonada.

Um dos colegas de cursinho que ajuda Hideki neste mistério é o simpático Shimbo. Além de ter uma facilidade em mexer com os Persocons, Shinbo tem a simpática e pequena Sumomo, uma mini-persocon para afazeres mais básicos, como um smartphone. Apesar dos Persocons seguirem um padrão, pode-se encontra-los em vários modelos e versões. Após Hideki encontrar com Minoru Kokubunji, um garoto de 12 anos que tem um vasto conhecimento do sistema dos Persocons, eles chegam a conclusão que talvez Chii possa ser um protótipo raro, conhecido com Chobits. Como todos os Persocons são na verdade computadores em uma pele artificial para assemelhar-se com humanos, eles não tem vontade nem ações próprias. Já os raros Chobits que Minoru comenta, são Persocons que conseguiram agir por vontade própria e podem tomar decisões sozinhas.

Ao decorrer da história podemos ver vários questionamentos atrás de fatos engraçados que a humanidade questiona. Como usar mulheres como escravas, e como a inteligencia artificial e a internet é um vício natural dentro de todo ser humano. Hideki acaba criando um laço de amor, e se apaixona por Chii, algo que nunca deveria acontecer entre um humano e um Persocon. Se realmente Chii for um Chobit, esse relacionamento talvez posssa dar certo, mas não aos olhos dos humanos.

          Curiosidades da série          
- A palavra Chobits é um tipo de gíria japonesa que significa "Coisas Fofinhas".
- O título se passa anos depois na mesma dimensão do mangá Angelic Layer, também do Grupo Clamp.
- O tema de Chobits aborta corajosamente o jeito de como Otakus vivem no Japão, já que os fãs de animações e hentais, tem taras com meninas perfeitas, e sonham um dia poderem viver sem amigos, apenas com ajuda da Inteligencia Artificial.
- Em 2005, em um evento, Tsubaki Nekoi, uma das autoras do mangá disse que o título era um dos mais queridos entre o Grupo.
- Curiosamente, quando lançado no Japão, dias depois o primeiro capítulo do mangá estava em sites na internet nas mãos de fansubers. O arquivo do Scan foi baixado mais de 8.000 vezes nos EUA em um dia.
- A personagem Chii foi inserida em outra série de sucesso, Tsubasa RESERVoir CHRoNiCLE, mas diferente nessa nova série, ela era uma empregada e falava normalmente.

          Sobre o Autor          
O Grupo CLAMP é composto por quatro mulheres (Mokona, Ageha Ohkawa, Tsubaki Nekoi e Satsuki Igarashi) é um grupo de mangakas que teve sua fundação em 1990 em Kansai no Japão.  O grupo tem em seu portifólio muitos trabalhos variados e de diferentes enredos, uma vez que todas as quatro mangakas se revezam para produzir os mangás, e cada uma desenha e escreve uma história. Sua principal característica é colocar personagens de seus mangás em outras histórias como participações especiais, ou em universos diferentes. Em 2001, Ageha Ohkawa resolveu inovar, e propôs a criação do seu primeiro Seinen, Chobits.

          Aqui no Brasil          
O mangá foi lançado em 2003, pela Editora JBC em meio-tanko, com 16 volumes.




Ficaram com vontade de ter um Persocon? Espero que tenham gostado do texto! Até a próxima!



Renato Urameshi Renato Urameshi 
Escreve sobre anime e mangá desde os tempos de clube por cartas. Leitor nostálgico da Animax e derivadas, gosta de discutir assuntos polêmicos e de fundo jornalistico | Google +

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a leitura acima! Críticas educadas serão bem vindas!

Que bom que você veio! Obrigado pela visita!
Textos Originais. Leitura Inteligente.
Leitura Oriental (2014) Fan-site sem fins lucrativos.
Que cria conteúdo para fãs, ou apenas reproduz oque está na internet mundial. Links de sites de terceiro não são considerados reproduções nossas, e são de inteira responsabilidade do site que o link acessa.

Links Externos