segunda-feira, 2 de junho de 2014

Seria realmente possível um garoto que não é bom em nada se tornar o próximo sucessor da Chefia de uma Máfia Poderosa? O professor particular Reborn acredita que sim!


          Sobre o Anime          
Katekyo Hitman Reborn! (家庭教師ヒットマン Reborn!)  / Produção: 2006 até 2010 / Estúdio: Artland
Direção: Kenichi Imaizumi
203 episódios para TV + 1 Especial (OVA)

          Sobre o Mangá          
Katekyō Hitman REBORN! (家庭教師ヒットマン REBORN!) / Publicação: 2004 até 2012
Autor / Mangaka: Akira Amano / Editora: Shueisha
42 Volumes em Tankōbon (409 capítulos)

          Sobre a História          
Sawada Tsunayoshi, é um garoto um tanto quanto dispensável pela sociedade. Enquanto alguns são bons em esportes, ou games, ou mulheres, ele ganhou o apelido dos amigos de "Tsuna-Bom-Em-Nada". Tsuna simplesmente é ruim em tudo que faz, seja na escola, em casa, ou até em tentar declarar seu amor á amiga de infância Kyoko. Um dia recebe a visita inesperada de um Bebê falante, com um terno e um camaleão em seus ombros. Esse Bebê nada mais é que Reborn, um Assassino profissional da Vongola, uma das famílias mais poderosas e antigas da Máfia Italiana. Reborn conta para Tsuna que o atual Chefe da Vongola, revelou que ele é o Descendente direto do Primeiro Chefe da família, e deverá assumir o cargo assim que ele partir, como décimo Lider. Assim começa grandes aventuras e confusões com inimigos e aliados, para que Reborn possa treinar Tsuna e deixá-lo digno para o cargo.

E para que o "Décimo" assuma como novo Vongola, deverá ter aliados capazes de defende-lo e ajudá-lo nas batalhas a qualquer custo. Um dos primeiros e até peça principal para defender Tsuna no começo da história é sem dúvida Gokudera Hayato. Ele luta com Tsuna para testar se ele é realmente digno do trono Vongola. Após ser derrotado se intitula braço direito do décimo, e sempre defende o garoto contra qualquer tipo de ameaça, as vezes de um modo até que engraçado. Gokudera tem habilidade com artefatos explosivos e um  temperamento bem forte.

Outros aliados importantes na história são Yamamoto Takeshi, melhor amigo de Tsuna na escola e um amante de Baseball; Lambo, um Bebê também falante pertencente a família Bovina, mas aliado de Tsuna; Sasagawa Ryohei, um lutador de Boxe que adora lutar; e Hibari Kyoya, último e não menos importante que aparece como anti-herói da história, mas considerado um dos mais fortes aliados de Tsuna, com uma inteligência e segurança de vitória marcantes.

O diferencial de Reborn para outras séries de sucesso é o seu crescimento, tanto de enredo quanto de personagens. A história começa com muita comédia e lições de amizade, e se desenrola com histórias complexas e várias lutas de ação, com batalhas bem explosivas. Reborn pode ser considerado um título de peso entre "séries com sagas grandes". Realmente o treinamento que Reborn faz em cima do desajeitado Tsuna faz com que ele cresça e aprenda como uma verdadeira família deve se comportar, levando o título de melhor Professor Particular Assassino Reborn, ou Katekyo Hitman Reborn, como preferir.

          Curiosidades da série          
- Ao contrário dos que falam aqui no Ocidente, a febre de Reborn foi enorme no Japão rendendo vendas de brinquedos e souvenirs da série.
- O anime foi cancelado subitamente em 2010 sem previsão de volta. Kenichi Imaizumi, responsável pela produção do mesmo, disse em entrevista que a série foi cancelada porque a produção da animação estava sendo muito cara para poucos patrocinadores.
- No mangá de Reborn, o personagem Gokudera fuma e acende as bombas com o cigarro, mas quando foi adaptado para o anime, ele não fuma e as bombas acendem sozinhas. A produtora pediu desculpas pela gafe e prometeu consertar o erro nos Box Oficiais em DVD, coisa que nunca aconteceu.

          Sobre o Autor          
A desenhista Akira Amano começou a desenhar algumas histórias para revistas Seinens em 2003. Em 2004 começou com o trabalho de Reborn na Shonen Jump que rendeu bastante popularidade. Seus trabalhos mais recentes foram o caracter designer do anime Psycho-Pass, e o mangá elDLIVE, cujo traço está bem detalhado e muito mais evoluido de quando começou a história de Tsuna e Cia. No começo das publicações não se sabia se Amano era mulher ou homem, devido suas notas serem bem ecléticas. Alguns anos depois, após dar algumas entrevistas, foi revelado que era feminina, levando a resposta de porque os personagens da autora, mesmo seguindo estilos Shonens são tão "bonitos" e "certinhos".

          Aqui no Brasil          
A editora Panini trouxe o mangá aqui para o Brasil com o título "Tutor Hitman REBORN!" em 2013 com publicação bimestral. Após um ano de publicação, o mangá alcançou ótimas vendas e agora é um mangá com lançamento mensal aqui no brasil. A publicação brasileira segue o formato Tankohon.

          E tem mais?          
Um fato curioso é que Reborn tem jogos baseados na série que até hoje rendem boas vendas. 4 jogos para Play 4, 3 jogos para PSP, 2 para Wii, e 12 titulos para Nintendo DS.



Obrigado por lerem mais este review! Até a próxima!



Renato Urameshi Renato Urameshi 
Escreve sobre anime e mangá desde os tempos de clube por cartas. Leitor nostálgico da Animax e derivadas, gosta de discutir assuntos polêmicos e de fundo jornalistico | Google +

2 comentários:

  1. Reborn um dos melhores animes que já vi! Me emocionei muito com as cenas de amizade entre os guardiões do Tsuna!

    ResponderExcluir
  2. Eae Renato! Só passando para mandar aquela força! Pensei que o blog não ia ter mais atualizações, já estava preocupado! kkkkkk cara seu blog é show adoro ler as matérias e as resenhas. Abç Kra

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre a leitura acima! Críticas educadas serão bem vindas!

Que bom que você veio! Obrigado pela visita!
Textos Originais. Leitura Inteligente.
Leitura Oriental (2014) Fan-site sem fins lucrativos.
Que cria conteúdo para fãs, ou apenas reproduz oque está na internet mundial. Links de sites de terceiro não são considerados reproduções nossas, e são de inteira responsabilidade do site que o link acessa.

Links Externos